5 documentos para alugar um imóvel sem estresse

5 documentos para alugar um imóvel sem estresse

Na hora de alugar um imóvel, é indispensável se precaver e certificar-se de que todos os documentos necessários sejam fornecidos para que o contrato seja elaborado da maneira correta. Nesse sentido, é preciso garantir a documentação tanto do locador e do bem quanto do futuro inquilino, evitando que o imóvel acabe ficando em risco.

Confira a seguir 5 documentos para alugar um imóvel sem estresse.

5 documentos para alugar um imóvel sem estresse

Documentos pessoais

Como parte de toda transação do tipo, para alugar um imóvel sem estresse você vai precisar apresentar documentos que atestem e comprovem a sua identidade. Normalmente, RG, CPF e certidão de nascimento já são suficientes.

Se você for casado, também pode ser necessário apresentar a certidão de casamento e a documentação do cônjuge para garantir que o aluguel foi feito de comum acordo.

Comprovante de propriedade do imóvel

Para alugar um imóvel é preciso que você seja dono dele. Por isso, é indispensável apresentar um comprovante de propriedade ou domínio sobre ele.

Se a propriedade do bem for compartilhada, como em casa de herança ou casamento em comunhão de bens, as outras partes também devem estar envolvidas em todo o contrato de aluguel. Sem isso, a transação pode ser considerada inválida e vai gerar problemas para o locador e para o locatário.

Certidões de regularidade do imóvel

Para garantir que tudo seja feito da maneira correta, é preciso também apresentar certidões de regularidade do imóvel. No caso do aluguel de um apartamento, por exemplo, apresentar certidão negativa de débitos condominiais ajuda o inquilino a saber que não terá qualquer problema com a administração do prédio.

Certidões que atestem que o imóvel não faz parte de uma disputa, penhora ou partilha também garantem que o contrato possa ser cumprido sem maiores problemas.

Documentos do locatário

Resolvidas essas questões, é preciso, então, partir para os documentos do locatário. Atentar-se a essa parte é importante porque isso ajuda na segurança na hora de alugar o imóvel. Para pessoas físicas, são exigidos documentos como:

  • RG e CPF, inclusive do cônjuge se aplicável;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de rendimento que seja, no mínimo, três vezes o valor do aluguel;
  • Três últimos comprovantes de pagamento de aluguel, se aplicável;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda completa.

Já no caso de pessoa jurídica, exigem-se:

  • CNPJ;
  • Contrato social;
  • RG e CPF dos titulares da empresa;
  • Comprovantes de residência dos titulares;
  • Ficha de inscrição estadual ou municipal;
  • Último balancete ratificado pelo contador;
  • Última declaração de Imposto de Renda da empresa.

Documentos do fiador

No caso de a garantia escolhida ser um fiador ou um seguro fiança, também é necessário apresentar alguns documentos.

Caso o fiador seja pessoa física, os documentos são praticamente os mesmos exigidos do locatário. Na maior parte das vezes, o fiador precisa possuir um imóvel próprio e quitado. Nesses casos, é preciso apresentar a Matrícula do Imóvel e a Certidão de Ônus Reais para comprovação da posse.

No caso de uma pessoa jurídica como fiador, os documentos também são iguais ao locatário pessoa jurídica.

Sabendo quais são os documentos para alugar um imóvel sem estresse, você vai garantir que a formalização da proposta aconteça de maneira mais rápida e que todo o processo de locação se torne não apenas mais simples, mas também mais seguro.

Gostou do post? Então aproveite para conhecer os 7 itens que não podem faltar no contrato de aluguel!

cta imovel mais rapido

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Ainda dá para pagar IPTU com desconto em Floripa!Quer financiar imóvel pela Caixa? Veja o que mudou!