5 passos para colocar imóvel para alugar no mercado

5 passos para colocar imóvel para alugar no mercado

O mercado imobiliário brasileiro sofreu uma grande valorização nos últimos anos. Dentro desse contexto, muitos proprietários de imóveis voltaram a ter na locação de sua casa ou apartamento uma boa fonte de lucros. Entretanto, para fazer isso da melhor maneira, o locador precisa seguir algumas dicas. Quer descobrir quais são elas? Então confira no post de hoje quais são os 5 passos essenciais para colocar um imóvel para alugar no mercado com sucesso!

5 passos para colocar imóvel para alugar no mercado

1. Compreender a responsabilidade envolvida

Muitas pessoas se esquecem, mas se você quer colocar seu imóvel para alugar, você também tem que arcar com diversas responsabilidades por ser um locador. A primeira delas é garantir o bom estado da sua propriedade: ela precisa estar em condições adequadas para o locatário, tanto na parte estrutural (parte elétrica, hidráulica etc.), como na documentação (não podem haver pendências burocráticas junto aos órgãos fiscalizadores).

Vícios ocultos ou problemas anteriores à locação também são obrigação do senhorio, bem como despesas extraordinárias do condomínio.  

2. Preparar a sua casa ou apartamento

O locador também precisa preparar sua casa ou apartamento antes de colocar o imóvel para alugar. Aproveite para abordar os problemas mais comuns em unidades habitacionais, como vazamentos no telhado, torneiras pingando, quadro elétrico desatualizado, tomadas com defeito e estofamentos no piso.

Certamente, o processo de locação será facilitado se tudo estiver em bom estado. Outra questão é a limpeza: chão, persianas, paredes e janelas devem ser asseadas. Se a pintura estiver gasta, uma nova demão em cores neutras pode tornar os ambientes mais modernos e agradáveis.  

3. Encontrar uma imobiliária de confiança

Esse é outro passo fundamental para quem quer alugar seu imóvel sem grandes dores de cabeça. Procure encontrar uma imobiliária de confiança, bem estabelecida no mercado. Use a internet a seu favor: faça buscas em sites de reclamações e observe os empreendimentos que estão no portfólio da empresa.

Contar com a ajuda de profissionais competentes é essencial, pois eles estão totalmente acostumados com os meandros e valores desse tipo de negociação, tornando o processo muito mais tranquilo para todas as partes envolvidas.

4. Definir um preço competitivo

Definir o valor do aluguel é uma tarefa difícil, mas que deve ser feita com total imparcialidade e inteligência. Não é hora de sentimentalismos nem de tentar dar um passo maior do que as pernas. A imobiliária pode ajudá-lo bastante nesse quesito, mas você também precisa estar informado.

Saiba qual o valor do metro quadrado dos imóveis da região, tenha noção de quanto estão cobrando por casas ou apartamentos equivalentes ao seu e seja competitivo e flexível com os valores. A internet também pode ajudar muito na pesquisa de preços: use e abuse dela.

5. Escolher cuidadosamente os inquilinos

Por fim, é hora de escolher bem os inquilinos. A imobiliária certamente confeccionará um contrato que ajudará o locador a se proteger de eventuais danos ou perdas, mas olhos abertos são uma ótima ideia nesse momento.

Colha informações básicas como nome, emprego atual e referências pessoais e de emprego. Verifique se a pessoa está com nome limpo na praça e procure contatar especialmente o empregador atual para checar a veracidade dos dados fornecidos. Só depois disso parta para a assinatura do acordo.

Esses são os 5 passos básicos para colocar seu imóvel para alugar no mercado. Gostou do conteúdo? Quer conhecer outros benefícios de se tornar um locador? Então baixe esse e-book com as 4 maiores vantagens de alugar a sua propriedade!

cta

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Por que você deveria morar no Canasvieiras?Por que você deveria morar no Campeche?