5 vantagens do Seguro Fiança Locatícia para o locador

5 vantagens do Seguro Fiança Locatícia para o locador

Quando se fala em aluguel de imóveis é bem comum que uma das primeiras palavras que surjam a mente seja o termo “fiador”. O fiador, de maneira geral, é uma pessoa que assume a dívida do inquilino no contrato de aluguel caso ele não pague ou atrase o pagamento. A verdade, entretanto, é que o fiador e mesmo os depósitos tipo caução vêm sendo cada vez mais substituídos pelo seguro fiança locatícia.

Após a aprovação do crédito do inquilino, a seguradora contratada assume a responsabilidade de pagar o aluguel diretamente para o locador caso o inquilino não o faça. Além de trazer vantagens para quem quer alugar um imóvel novo, um seguro também traz benefícios para quem está alugando seu imóvel. Conheça a seguir cinco vantagens desse seguro para o locador!

Seguro de Fiança Locatícia

Maior garantia do pagamento

Mesmo com um fiador, é possível que o locador encontre dificuldades para receber os aluguéis atrasados, o que não acontece no caso do seguro fiança locatícia. Como, em caso de atraso, quem paga o aluguel é a seguradora, o locador tem a garantia de que o pagamento será realizado. Dessa forma, não há preocupações sobre como fazer para lidar com o fato de que o inquilino talvez não faça o pagamento.

Locação mais rápida com o Seguro Fiança Locatícia

Como o locador precisa ter menos dúvidas e garantias acerca do inquilino, o processo de locação é mais rápido, o que é especialmente útil quando o locador tem urgência para alugar o imóvel.

Apesar de o seguro fiança locatícia não extinguir a necessidade de avaliação de crédito do inquilino, a verdade é que excluir a necessidade de um fiador ou de depósitos volumosos faz com que o processo locatício se torne mais rápido. Isso, por si só, diminui a burocracia envolvida no processo e a possibilidade de um inquilino em potencial desistir do negócio por não ter o dinheiro para a caução, por exemplo.

Mais rapidez no recebimento de alugueis atrasados

Caso o inquilino atrase um ou mais alugueis, o locador não precisa esperar que um processo judicial seja instaurado para que possa receber os valores devidos. Na verdade, quando isso acontece tendo contratado um seguro fiança locatícia, o locador recebe o valor atrasado em até 30 dias.

Se a situação se prolongar, ou seja, se o inquilino continuar atrasando os aluguéis, o locador permanece recebendo os valores diretamente da seguradora. Isso se deve ao fato de que, nesses casos, os atrasados são cobrados pela seguradora e não pelo locador.

Mais segurança sobre o imóvel

O seguro fiança locatícia pode incluir algumas coberturas, como proteção contra danos do imóvel. Com isso, existe uma maior segurança para o locador, que terá a certeza de que, no caso de qualquer prejuízo, ele será reembolsado. Essa vantagem, inclusive, melhora a relação entre o locador e o inquilino, já que existem menos desconfianças e, possivelmente, menos atritos em relação a como é o uso do imóvel.

Maior apoio em caso de ações judiciais

Mesmo com todas as coberturas, pode ser que o locador precise entrar na justiça para acionar o inquilino por alguma razão. Nesses casos, o locador possui a vantagem de contar com o apoio da seguradora.

Isso faz com que as ações judiciais sejam mais vantajosas para o locador e potencialmente mais rápidas. Além disso, as despesas com ações judiciais, como honorários de advogados, também são cobertas pelo seguro fiança locatícia.

O seguro fiança locatícia traz vantagens não apenas para quem é inquilino, mas principalmente para quem é locador. Com mais segurança sobre o uso do imóvel e recebimento dos aluguéis, o processo se torna mais simplificado e também mais rápido.

Quais são suas dúvidas sobre esse tipo de seguro? Deixe seu comentário sobre o assunto e confira o nosso site!

cta

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts
  • Leandro Purpur

    Aluguei uma casa meus inquilinos estavam com. Três meses atrasados recebi da seguradora estes três meses, caso elas atrasem o próximo mês novamente. E assim subsequente receberei de novo da seguradora? Posso contar. Com a seguradora até. O termino do contrato anual de locação ou so me pagaram esta vez ?

  • manoel martiniano moura

    SOU PROPRIETARIO DE IMOVEIS ESTOU ALUGANDO UM IMOVEL POR 4 MIL REAIS, A IMOBILIARIA ESTA PEDINDO A TAXA DE 4 MIL QUE É O PRIMEIRO MES DE ALUGUEL, E DEPOIS VAI COBRAR 10% SOBRE 4 MIL REAIS TODOS MESES, ISTO SEM GARANTIA DE ALUGUEL. GOSTARIA DE SABER SE EU ALUGAR DIRETO COM O CONTRATO DE FIANÇA LOCATICIA QUANTO QUE IREI PAGAR TODOS OS MESES. ALGUEM ME AJUDE AI.

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

financiamento da casa própria