9 coisas que você deve saber antes de alugar um apartamento

9 coisas que você deve saber antes de alugar um apartamento

Colocar um imóvel para alugar não é das tarefas mais fáceis hoje em dia. É necessário muita pesquisa e conhecer muito bem o mercado para saber se está fazendo tudo certo sem deixar de usufruir de nenhum de seus direitos na hora de alugar um apartamento. Por essas e outras, preparamos este texto com nove dicas que você precisa conhecer antes de colocar seu imóvel disponível para locação. Acompanhe o post de hoje!

Mantenha o imóvel bem apresentável

Entre o interesse inicial e o fechamento de negócio, temos uma parte fundamental: a visita ao apartamento. Por isso, não subestime esse momento do processo. Apartamentos inacabados, com a pintura por terminar e com fios soltos pelos rodapés causam uma péssima impressão. Então, vale a pena esperar um pouco para que, no fim, o imóvel esteja o mais apresentável quanto for possível.

Esteja familiarizado com os preços do mercado

Os preços do mercado imobiliário já estão bem altos, e se você tentar colocar um preço maior que a média, pode acabar com as chances de alugá-lo. Faça uma boa pesquisa de preços com os imóveis semelhantes da região e defina qual será o valor adequado para o seu aluguel. Lembre-se que esse valor pode variar: existem anos que o preço médio de aluguel cresce muito pouco e às vezes até diminui. Ter um preço justo é o caminho mais curto para conseguir sucesso com seu imóvel.

De olho na documentação

Procure deixar todos os problemas de documentação previamente resolvidos. Tenha certeza de que o inquilino terá que lidar com o mínimo possível de burocracia. Uma mudança é um processo complicado e ninguém gosta de ter que se preocupar com problemas além do esperado. O excesso de empecilhos pode fazer com que o possível inquilino desista no meio do caminho.

Não tenha pressa para alugar um apartamento

Fazer as coisas de uma maneira muito corrida não costuma a dar certo, e em se tratando de alugar um apartamento não é diferente. Antes de criar um anúncio, tenha certeza que o imóvel está em ótimas condições para receber visitas. Preparar seu apartamento da melhor forma possível pode dar margem, inclusive, para um acordo de aluguel um pouco mais alto, além de ser mais atrativo e ter mais potencial para ser alugado rapidamente.

Garantias flexíveis

Essa não é um regra, mas, geralmente, os contratos de aluguel giram em torno de dois anos e meio. É bem comum que os futuros inquilinos não estejam interessados em ficar tanto tempo assim no seu imóvel, por isso, analise a possibilidade de fechar contratos mais curtos. Ter uma multa de quebra de contrato não muito alta também pode fazer diferença na hora de fechar o negócio.

Fique atento na hora de escolher uma imobiliária

Pesquise sobre as imobiliárias, seus valores e taxas de comissão. Esse tipo de empresa pode alavancar o aluguel de seu imóvel se fizer um trabalho bem feito. A imobiliária escolhida deverá aliar qualidade de trabalho, um bom preço, simplicidade e organização, pois ninguém gosta de enrolações e falhas — como um imóvel ser reservado para duas pessoas ao mesmo tempo ou os pequenos erros nos contratos que atrasam o processo.

Divulgação é fundamental

Nunca duvide do poder da publicidade! Todo tipo de anúncio poderá fazer a diferença na hora de alugar um apartamento. Desde os mais tradicionais, como os classificados do jornal de domingo, até sites especializados na internet, que recebem milhares de visitantes por semana. É importante sempre caprichar na descrição, deixando os detalhes bem claros, e mais ainda nas fotos, que serão o carro-chefe da propaganda de seu imóvel.

Saiba quem é seu público

Se seu apartamento fica perto de uma faculdade, por exemplo, explore essa vantagem. O que um estudante procura é bem diferente do que um pai de família quer encontrar, por exemplo. Jovens geralmente estão mais interessados em praticidade do que conforto, portanto, na hora de reformar, deve se pensar na melhor maneira possível de otimizar o espaço, sem necessariamente pecar pelo luxo ou pela estética.

Analise bem os fiadores

Geralmente pede-se que os fiadores sejam proprietários de, pelo menos, um imóvel, pois isso é um indicatório de que ele poderá arcar com as despesas do aluguel caso seja necessário. Confira bem a documentação e fique atento a essa parte do processo, porque os fiadores são a garantia que seu inquilino não vai te deixar na mão.

A locação de um imóvel não acontece de uma hora para a outra, por isso é importante ficar atento a todos os detalhes que envolvem o processo de alugar um apartamento. Com paciência e seguindo essas dicas, você tem ótimas chances de fechar um bom negócio!

Gostou do post de hoje? Conhece alguma dica que ficou de fora da nossa lista? Compartilhe em nosso espaço para comentários!

cta

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

3 dicas para uma casa nova com mais segurança