9 cuidados para tomar antes de alugar imóvel

9 cuidados para tomar antes de alugar imóvel

Alugar imóvel sempre foi uma importante maneira de investir e garantir uma renda extra. No entanto, esse processo pode ser recheado de dores de cabeça se não forem tomados os devidos cuidados antes de colocar a sua casa ou apartamento para locação. Por isso, preparamos um guia com nove cuidados essenciais a serem tomados antes de alugar imóvel. Confira!

Conheça o inquilino

Conhecer as condições de quem ficará responsável pelo seu imóvel é importantíssimo. Por isso, peça comprovação de renda, faça consulta a listas de restrição de crédito e entre em contato com os locatários anteriores do seu possível inquilino.

Exija a documentação adequada

Aqui entram os documentos como identidade e CPF, declaração de renda, declaração de Imposto de Renda, comprovante de residência e nada consta no Serasa. Além de serem peças importantes para o contrato na hora de alugar imóvel, também são importantes para o cumprimento do item anterior.

Faça um contrato

O contrato de locação é o documento mais importante a ser feito devido ao seu valor jurídico. Por isso, é importante que ele seja elaborado por um profissional (ou com o acompanhamento de um) e que seja  detalhado na descrição dos deveres e direitos de cada uma das partes.

Exija garantias

Todo dono de imóvel pode exigir garantias para fazer o aluguel. Em geral, a garantia é feita através de fiança (o uso do fiador, um responsável jurídico em caso de quebra do contrato pelo inquilino, como o atraso ou falta de pagamento), seguro-fiança (o inquilino paga uma seguradora para que essa assuma o papel do fiador) ou pelo caução(um valor referente a três meses de aluguel pago pelo inquilino. Esse dinheiro deve ser devolvido com correção para o inquilino ao fim do contrato).

Faça vistoria ao alugar imóvel

É importante que as duas partes saibam quais as condições de um imóvel. Por isso, antes de alugar imóvel é preciso listar cada item da casa, apartamento ou ponto comercial, discriminando sua condição de uso e funcionamento. Assim, o inquilino fica obrigado a entregar a casa nas mesmas condições descritas no termo de vistoria.

cta

Faça reformas 

A vistoria também pode ser importante para que o proprietário identifique problemas antes de alugar imóvel. Assim, é possível fazer reparos e melhorias necessárias antes do inquilino entrar no imóvel. Afinal, durante o período de locação, todas as reformas ou benfeitorias são de responsabilidade financeira do dono do imóvel e, portanto, só devem ser feitas com a autorização dele.

Determine a destinação do imóvel

É importante que o imóvel alugado tenha a destinação bem discriminada. Pode ser que o seu inquilino pretenda montar um negócio próprio dentro da casa que ele alugou para morar, por exemplo. No entanto, isso pode exigir mudanças na infraestrutura do imóvel que podem, até mesmo, desvalorizá-lo. Para que isso não aconteça, determine, com antecedência, o que pode ou não ser feito no imóvel.

Determine prazos

Em geral, contratos de aluguel são feitos para períodos de três anos. Esse não é um prazo obrigatório, mas deve ser negociado entre as partes. Também é preciso deixar esclarecido, de antemão, quanto tempo seria preciso para que o inquilino liberasse o imóvel em caso de encerramento antecipado do contrato e que tipo de multa seria cobrada nessa situação.

Esclareça condições de reajuste

A mudança no valor do aluguel acontece, em geral, de forma anual, e seu objetivo é fazer com que o preço cobrado esteja acompanhando as condições do próprio mercado. Normalmente, o índice mais utilizado para os reajustes é o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), feito pela Fundação Getúlio Vargas. Mas a condição também deve ser negociada com antecedência pelas partes.

Conte com ajuda profissional

Como mostramos nesse post, o aluguel de imóveis é um processo cheio de detalhes que deve ser realizado com muito cuidado. Por isso, é uma boa ideia contar com um bom corretor e uma imobiliária para mediar toda a transação e para lidar com o inquilino. As imobiliárias tem o know-how necessário para fazer uma transação ágil e segura, com todos os pontos legais garantidos, além de ajudar o locador a divulgar o seu imóvel e mesmo encontrar os melhores inquilinos.

Quer alugar imóvel, mas ainda tem dúvidas? Compartilhe conosco aqui nos comentários e não deixe de dar uma olhada no nosso site!

cta

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

alugar imóvelcomo alugar meu imóvel