Alugar um imóvel como fonte de investimento: vale a pena?

Alugar um imóvel como fonte de investimento: vale a pena?

A aquisição de um imóvel para aluguel é uma das melhores maneiras de gerar riqueza a longo prazo e com segurança. Se você já possui um imóvel ou se tem recursos para adquirir uma propriedade à vista, poderá contar com uma boa renda mensal vinda dos aluguéis. E se precisar financiar a compra por alguma instituição financeira, poderá usar a renda do aluguel para quitar as prestações mensais do financiamento.

Neste post, queremos mostrar que alugar um imóvel como fonte de investimento vale muito a pena.

alugar um imóvel

As vantagens de se investir em imóveis para aluguel

  • Em imóveis, seu dinheiro investido estará seguro: ninguém pode “roubar” seu bem nem confiscar sua propriedade. É um investimento de baixo risco, pois raramente se perde o montante investido em imóveis.
  • A valorização do preço de imóveis ao longo do tempo costuma ser superior a muitos outros investimentos.
  • Além da valorização do imóvel, a locação vai garantir uma boa renda mensal. Assim, você ganha duas vezes: na renda mensal e na valorização do imóvel, se decidir revendê-lo.
  • Um imóvel é a sua poupança a longo prazo. Em vez de poupar um pouco a cada mês para garantir sua aposentadoria, investir em imóvel é como poupar o montante todo de uma só vez.

Como você vê, adquirir propriedades para aluguel é investimento rentável. No entanto, há uma linha fina que divide o sucesso do prejuízo ao alugar um imóvel, e você precisa enxergá-la com clareza. Abaixo, listamos alguns cuidados importantes a tomar, caso você decida investir em imóveis para alugar.

Localização é tudo ao alugar um imóvel

Conhecer a região onde o imóvel está situado é de fundamental importância. As condições demográficas de um local estão em constante mudança, então, antes de fazer uma oferta pelo imóvel que te interessa, estude a área com cuidado. As características da localidade do imóvel vão impactar diretamente o mercado de aluguéis, então a compra de um pequeno apartamento em uma área em que a demanda por aluguel é alta será melhor do que adquirir uma casa maior, mas em uma área pouco procurada.

Pesquise se há projetos da prefeitura para o bairro, se o comércio local é dinâmico ou se muitas empresas baixaram as portas, se aquela universidade que atrai muitos estudantes não está em vias de encerrar ou diminuir atividades. Quanto mais informações você reunir sobre o local, maior será a segurança de seu investimento.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_MEIO

Um imóvel para alugar é diferente de um imóvel para morar

Seu imóvel para aluguel não será, necessariamente, um imóvel que você escolheria para morar. Talvez aquele bairro seja muito popular para o seu gosto, ou a rua seja muito comercial, ou o prédio não tenha área de lazer, mas este pode ser exatamente o tipo de imóvel mais procurado para locação naquela área. Então, a unidade pode não ser a ideal para você, mas poderá ser a opção perfeita para seu inquilino que está em busca de alugar um imóvel.

Pense no perfil de seus futuros inquilinos

Pense em quem serão seus potenciais inquilinos na área escolhida. Universitários que buscam proximidade com a escola ou usam transporte público e querem ônibus na porta? Executivos com agenda apertada que precisam de boas lojas e supermercados perto de casa? Famílias com filhos pequenos que querem proximidade com uma área verde ou uma praça onde brincar com as crianças? Sabendo o que os inquilinos buscam será fundamental para atender as expectativas e evitar rotatividade, o que significará despesas indesejáveis.

Seja criterioso ao selecionar inquilinos

Se você alugar para inquilinos que não cuidam da propriedade e não pagam o aluguel em dia, seu negócio pode se transformar em pesadelo, gerando estresse e prejuízos financeiros. Para evitar dores de cabeça, selecione seus inquilinos com calma e cuidado. Não alugue para o primeiro interessado que aparecer só para que o imóvel não fique vazio. É melhor ter paciência e esperar por um bom candidato do que alugar um imóvel para um mau inquilino que trará com ele um monte de problemas.

Gostou de saber que alugar um imóvel como fonte de investimento vale muito a pena? Queremos saber sua opinião, deixe seus comentários no post e visite nosso site!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

como alugar meu imóvelcontrato de aluguel