Como escolher o inquilino ideal?

Como escolher o inquilino ideal?

A aquisição de imóveis ainda é uma das formas de investimento favoritas dos brasileiros, pois além da propriedade se valorizar com o passar do tempo, existe a possibilidade de conseguir uma renda mensal constante, através do aluguel da casa ou apartamento para terceiros.

No entanto, achar um bom inquilino não é tarefa simples. Apesar de estarmos vivendo um forte aquecimento no setor imobiliário, não dá para colocar qualquer pessoa dentro do seu imóvel, afinal, os riscos de problemas como danos patrimoniais e inadimplência são bem reais.

inquilino-blog-gralha

Quer descobrir o que fazer para escolher o inquilino ideal? Confira o post de hoje:

Converse com os candidatos

Essa prática é muito comum em diversos países, embora no Brasil as pessoas tenham certo receio em fazer isso. Porém, uma boa conversa pode ser bastante importante para te ajudar a conhecer o perfil da pessoa e até para explicar o estilo de vida do prédio ou bairro.

Isso possibilita maiores chances de satisfação para ambos os lados, além de aumentar as possibilidades de geração mútua de empatia. O inquilino satisfeito tem menores chances de ser inadimplente e, ao criar um vínculo com o locador, também tenderá a tomar mais cuidado com a sua propriedade.

Defina regras

Outro ponto crucial na hora de alugar seu imóvel é a definição de regras. Se você quer evitar problemas com seu inquilino e até com seus vizinhos, estipule alguns princípios que o locatário precisa seguir para que a convivência seja a mais agradável e pacifica quanto possível.

Indique quais são os principais cuidados que ele precisa ter (como cultivar o jardim ou não possuir animais) e, se necessário, coloque essas observações no contrato.

Investigue se o inquilino é confiável

Se aparecer um candidato em potencial, não hesite em pesquisar se ele é realmente confiável. A internet pode ser uma boa fonte de investigação, pois através dos sites de busca dá para saber se ele está envolvido em processos judiciais, se enfrenta problemas com inadimplência ou algum outro problema do gênero.

Cheque os antecedentes dessa pessoa e, se possível, consulte referências de antigos locatários ou empregadores. Lembre-se: seu imóvel é seu patrimônio e você tem o direito de saber quem deseja ocupá-lo.

Conte com os serviços de uma imobiliária

Contar com ajuda profissional nesse momento é uma excelente ideia. A imobiliária e os profissionais que nela trabalham estão acostumados com os trâmites da locação e serão muito úteis para costurar o contrato de aluguel, realizar a vistoria, verificar a garantia de crédito, entre outros detalhes.

Como o corretor de imóveis será o responsável pela intermediação, ele também poderá fazer a verificação dos antecedentes dos candidatos à locação e checar se o futuro inquilino se encaixa no perfil que você deseja para seu imóvel, fazendo com que você não precise se estressar com o processo nem tenha qualquer tipo de preocupação.

Esta é uma dica de ouro: a imobiliária, pela sua experiência profissional, estará apta a ajudá-lo da melhor forma nesta tarefa.

Essas são algumas das dicas essenciais para você não errar na hora de achar um inquilino para sua propriedade. Ainda ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Conte para a gente nos comentários e acesse nosso site!

cta

 

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

deveres-do-locador-gralha