Como fazer do seu imóvel residencial uma fonte de renda sem complicações

Como fazer do seu imóvel residencial uma fonte de renda sem complicações

O investimento na compra de imóveis para alugar é uma opção atraente para quem quer garantir uma boa retirada mensal, caso não precise se preocupar com liquidez imediata. Como os valores médios de aluguel giram em torno de 1% do valor do imóvel, seus aluguéis podem render mais do que se você aplicar seus recursos na poupança ou em fundos de investimento.

O aluguel de imóveis é uma boa fonte de renda, sem dúvida, mas administrar suas propriedades alugadas pode não ser tarefa simples. Há fatores importantes a considerar para garantir seus lucros e sua tranquilidade. Uma decisão importante que você terá de tomar é: como transformar seu imóvel residencial em uma fonte de renda segura e sem complicações para você?

Você tem duas alternativas à sua escolha: encarar o desafio de administrar sozinho seus aluguéis ou contratar uma imobiliária para assumir o trabalho para você. Neste artigo, vamos analisar cada uma delas para que você possa decidir com mais segurança.

imóvel-fonte-de-rena

Encarando o trabalho sozinho

À primeira vista, alugar por conta própria pode parecer a melhor alternativa, pois você receberá o aluguel integral, sem ter despesas com a imobiliária. Decidido? Então, mãos à obra: encontre um bom inquilino, faça o contrato, entregue as chaves e espere tranquilamente pelos pagamentos mensais do aluguel. Parece simples, não é?

Só que na prática, as coisas não são tão simples assim, e em vez da tranquilidade esperada, você pode perder dinheiro e ganhar muitas dores de cabeça. O dinheiro que você tentou economizar não contratando uma imobiliária pode acabar indo por água abaixo. É por isso que muitos proprietários procuram os serviços de uma imobiliária, e vários deles fazem isso depois de levar prejuízos ao tentar administrar seus aluguéis sem uma assessoria profissional.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_MEIO

Como a imobiliária facilita a vida do proprietário

A imobiliária vai se encarregar de tudo desde o começo, para que você não tenha trabalho nem aborrecimentos:

  • Anunciará seu imóvel residencial nos principais veículos de comunicação;
  • Atenderá telefonemas, marcará visitas, levará os interessados para visitar o imóvel;
  • Depois de encontrar o inquilino, levantará os dados cadastrais do candidato e do fiador, para garantir que são pessoas idôneas;
  • Terá um advogado para elaborar um contrato dentro da lei e com todos os itens que garantam a segurança do negócio;
  • Fará a vistoria do imóvel, inclusive com fotos, para garantir que ele seja devolvido nas mesmas condições, ao final do contrato;
  • Cuidará das possíveis reclamações do inquilino durante o contrato. Você nem precisará ter contato com ele;
  • Cuidará da manutenção do imóvel e providenciará os eventuais reparos;
  • Garantirá que você receba o aluguel na data certa e controlar as contas do imóvel para evitar inadimplência com o condomínio, a companhia de luz, água, gás, IPTU, etc.;
  • Algumas imobiliárias oferecem garantia de que você vai receber seu dinheiro mesmo se o inquilino não pagar na data, se você quiser contratar essa garantia;
  • Cuidará da vistoria e de todo o processo de devolução das chaves do imóvel pelo inquilino ao final do contrato.

Como saber se você vai se sair bem sozinho?

Dependendo de algumas circunstâncias, você pode se sair bem na tarefa de administrar seus aluguéis sozinho. Veja abaixo se é o seu caso:

  • Você já tem experiência prévia em alugar;
  • Você tem tempo de sobra para cuidar de todas as etapas envolvidas no aluguel;
  • Você tem paciência e jogo de cintura para lidar com inquilinos problemáticos;
  • Você conhece muito bem a Lei do Inquilinato;
  • Você tem só um apartamento ou uma casa para aluguel.

Mais motivos para contratar uma imobiliária

Se você não preenche todas as condições do item 3, a melhor opção é procurar uma imobiliária de confiança:

  • Se você tem mais de um imóvel residencial para alugar;
  • Se você não vive próximo ao local de seus imóveis;
  • Se você não tem experiência nem vontade de lidar com burocracia;
  • Se você tem pouco tempo livre;
  • Se você quer evitar dores de cabeça e prejuízos.

As vantagens de contratar uma imobiliária para administrar seus aluguéis são muitas. Só não se esqueça de escolher uma empresa de confiança e de tirar todas as dúvidas na hora de assinar o contrato, principalmente quanto aos custos que você vai ter. Depois é só relaxar e deixar que cuidem de tudo, enquanto você recebe seus lucros.

E então, qual das duas opções é a melhor pra você? Já conhecia todas as vantagens de contar com uma imobiliária? Deixe um comentário!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

alugar-seu-imovel-gralhaQuer alugar o seu imóvel? Veja quais cuidados tomar