Direitos e deveres do locador: evite dor de cabeça na hora de alugar seu imóvel

Direitos e deveres do locador: evite dor de cabeça na hora de alugar seu imóvel

Muitas pessoas me perguntam sobre direitos e deveres do locador quando trazem seus imóveis para serem negociados na Gralha Imóveis. Como notei que é uma dúvida recorrente, gostaria de compartilhar algumas informações com você, caso também esteja com essas dúvidas.

Uma das formas de investimento mais populares no Brasil é o aluguel de casas e apartamentos. Para muitas pessoas, a aquisição de imóveis para posterior locação chega a ser uma tradição de família, e o montante gerado pelo aluguel pode se tornar uma complementação no salário ou até mesmo a única fonte de renda para muita gente.

No entanto, apesar de extremamente comum, ainda existe muita confusão nessa relação. Algumas questões sobre responsabilidades e encargos, direitos e deveres, ainda não são inteiramente claras e isso pode acabar trazendo desarmonia e problemas na hora de alugar sua casa ou seu apartamento.

Para evitar que isso aconteça, não deixe de ler o post de hoje! Vamos explicar, de forma simples e clara, quais são os direitos e deveres do locador. Confira:

direitos e deveres do locador

Deveres do Locador

Um dos deveres mais básicos do locador é entregar o imóvel em bom estado. Ele precisa apresentar condições adequadas de uso e atender às necessidades básicas para ser habitado. Até mesmo porque o proprietário é responsável pelos defeitos, problemas e vícios que forem anteriores ao contrato de locação e deverá arcar com os custos para deixar tudo em dia. Vale lembrar que enquanto a casa ou apartamento estiver alugado, o locador precisa garantir o uso pacífico do imóvel e manter suas características, forma e destinação.

Em termos de tributos e taxas, o proprietário também possui uma série de deveres. As taxas de administração imobiliária e de intermediações devem ser quitadas, bem como os impostos, o prêmio de seguro complementar contra incêndios e todos aqueles que venham a incidir sobre o imóvel, a não ser que haja disposição expressa em contrário estipulada em contrato.

Também existe a obrigação de, quando for solicitado, apresentar os comprovantes de parcelas pagas para o inquilino. As despesas extraordinárias de condomínio, que são as que não se referem aos gastos rotineiros de manutenção do edifício (como obras, indenizações trabalhistas dos funcionários do prédio, instalação de equipamentos de segurança, fundo de reserva etc.), também são obrigação do locador.

Direitos do Locador

Apesar de ter uma série de deveres, o locador também possui alguns direitos. Um deles é o de poder solicitar ao locatário os comprovantes de pagamento das contas em dia, como luz, água e gás. É importante também lembrar que os reparos e consertos de danos causados pelo inquilino são de exclusiva responsabilidade deles.

O proprietário também pode fazer vistorias no seu imóvel, desde que agende um horário com o locatário com antecedência. Ao final do contrato, é seu direito receber a sua casa ou apartamento no mesmo estado em que ofereceu, excetuando-se as deteriorações decorrentes do seu uso normal.

 

A importância de uma imobiliária nos direitos e deveres do locador

Contar com ajuda profissional é uma ótima opção para os locadores que não desejam ter problemas quando alugarem seus imóveis. Os profissionais do ramo estão acostumados com os trâmites da locação e serão muito úteis na hora de estabelecer o contrato de aluguel, realizar a vistoria e outros pormenores. Como o corretor também é responsável pela intermediação, ele pode verificar os antecedentes dos candidatos à locação e checar se o futuro inquilino se encaixa no perfil que você deseja para a sua propriedade.

Compreendendo melhor esses detalhes sobre os direitos e deveres do locador, fica mais fácil evitar problemas na hora de alugar seu apartamento ou casa e construir uma relação saudável com o seu inquilino.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários ou me envie uma mensagem.

cta imovel mais rapido

 

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

casa-com-piscina-gralha