Descubra de uma vez por todas se alugar por temporada vale a pena!

Descubra de uma vez por todas se alugar por temporada vale a pena!

O setor imobiliário teve um forte crescimento no Brasil nos últimos anos e muitas pessoas estão vendo nesse mercado uma boa chance de fazer uma renda extra. Por essa razão, o aluguel voltou a ser considerado uma ótima forma de lucrar para quem possui uma propriedade.

Especialmente em cidades turísticas, a rede hoteleira não costuma dar conta de absorver todos os viajantes. Surge, então, a chance de uma nova modalidade de locação: o aluguel por temporada.

Quer entender se ele realmente vale a pena? Então, confira o artigo a seguir e descubra de uma vez por todas se alugar por temporada é um bom negócio ou se traz mais dor de cabeça do que benefícios. Confira!

Descubra de uma vez por todas se alugar por temporada vale a pena!

Qual o público-alvo da locação por temporada?

O público-alvo para alugar por temporada é, logicamente, o de turistas e viajantes. São pessoas que procuram o imóvel para passar um prazo curto de tempo por diferentes razões, como lazer, cursos ou negócios.

A demanda é maior em propriedades com localizações centrais, próximos a pontos turísticos ou locais de interesse. E essa modalidade acaba sendo mais popular entre quem procura uma combinação de conforto e economia.

Quais as vantagens dessa modalidade?

A grande vantagem de alugar por temporada é o preço, afinal, os hotéis e as pousadas cobram pelo sistema de diárias e quem arrenda sua casa ou apartamento para um turista acaba conseguindo valores mais próximos desses empreendimentos.

Na modalidade tradicional de aluguel, o valor mensal costuma não ser tão alto, embora seja mais garantido e traga menos preocupações para o locador. Além disso, quem arrenda por temporada tem a possibilidade de receber antecipadamente, em um pagamento único, a quantia total dos dias de aluguel e o custo total de todos os encargos e taxas referentes à locação.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_MEIO

E as desvantagens?

Apesar de ter alguns benefícios, alugar por temporada certamente traz algumas desvantagens importantes que devem ser consideradas pelos proprietários. A primeira delas é exatamente sobre o público-alvo: como geralmente os inquilinos são viajantes, turistas e forasteiros, o risco de ter danos na propriedade é enorme.

Ainda que o contrato especifique ressarcimento em caso de avarias, sabemos que isso nem sempre ocorre e que os valores praticados podem não ser suficientes para cobrir os prejuízos. O risco de inadimplência também é maior: se você não receber antecipadamente, não duvide se o inquilino simplesmente for embora sem pagar.

Além disso, se você não é o proprietário, não se arrisque a locar para terceiros. Apesar de essa prática ainda ocorrer, especialmente nas cidades turísticas, a maioria dos acordos de aluguel proíbe a sublocação do imóvel, sob pena de multas e até de rescisão do contrato.

O que fazer então?

Embora alugar por temporada possa ser tentador, existem alternativas mais seguras no mercado. Com a ajuda de uma imobiliária idônea, pode ser muito mais lucrativo — em médio e em longo prazo — fazer um contrato tradicional, com um bom inquilino.

Dessa maneira, você garante não só uma renda extra fixa no final do mês, como também pode dormir com a certeza de que sua propriedade está sendo bem cuidada e será entregue igual, ou melhor, do que no momento do arrendamento.

E então, descobriu de uma vez por todas se alugar por temporada vale a pena? Se você gostou do conteúdo e quer ficar sempre por dentro do assunto, aproveite também para curtir nossa página no Facebook.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Por que você deveria morar no bairro dos Ingleses?bairro Ponta das Canas