O que analisar no mercado antes de colocar imóvel para alugar

O que analisar no mercado antes de colocar imóvel para alugar

O mercado de imóveis passa por uma fase um tanto agitada. Alguns afirmam que os preços estão caindo progressivamente.

Outros dizem que os preços conservam-se em alta. Há também aqueles que preveem boas perspectivas para o próximo ano.

Para as pessoas que desejam alugar imóveis, vale fazer um bom diagnóstico de mercado antes de iniciar transações e finalizar um negócio.

Quer saber o que analisar no mercado antes de colocar imóvel para alugar? Confira!

colocar-imovel-para-alugar-fechar-negocio

É hora de colocar seu imóvel para alugar e fechar negócio

 

O motivo para colocar seu imóvel para alugar

De modo geral, aconteceu um aumento elevado nos preços e na quantidade dos imóveis, ou seja, uma oferta alta com preços acima do poder aquisitivo do consumidor.

O resultado mais natural desse evento é a redução na venda de imóveis, o que abre espaço para outro tipo de negociação: o aluguel.

Independente de como o mercado imobiliário se apresente, a necessidade de moradia se mantém. Logo, não sendo possível comprar, o consumidor aluga, ainda que seja locação temporária (aquela que não excede 90 dias).

A decisão do preço do aluguel

Diante do cenário econômico, convém ter uma ideia mais precisa de preços para ter êxito nos negócios. As já citadas locações temporárias podem ter preço diferenciado devido às suas condições especiais.

Uma locação residencial pode ter um valor menor, visto que o inquilino permanece por mais tempo. Vale a pena, nesse segundo caso, ajustar o preço da melhor forma possível para que as duas partes saiam ganhando.

O preço de um aluguel depende, ainda, de fatores como localização, tipo, estado e tamanho do imóvel. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é a principal referência para reajuste de aluguel.

A importância do público-alvo

O aluguel de imóveis favorece uma parte do mercado que se opõe exatamente à venda de imóveis: são consumidores que não desfrutam de condições financeiras tão boas ou não se preocupam em comprar imóveis.

São estudantes, militares, empresários, que se mudam frequentemente de ponto comercial ou residência, precisando ajustar o aluguel de forma específica com o proprietário.

Muitos inquilinos que alugam imóveis por temporada desejam que ele esteja mobiliado e isso deve ser acertado entre as partes e registrado em contrato para evitar problemas.

Entre esses inquilinos, destacam-se aqueles que alugam casas de veraneio e apartamentos para passar as férias ou feriados.

Existe também a possibilidade de alugar com fins comerciais, sejam salas ou a edificação integral.

pense-no-publico-alvo-antes-de-colocar-o-imovel-para-alugar

Pense no público-alvo antes de colocar o imóvel para alugar

Os meios mais eficientes para analisar o mercado imobiliário

Para acompanhar tudo que se passa no mercado, o investidor que pretende alugar imóvel deve se informar melhor com as pessoas que moram no local.

Avalia-se o nível de oferta e o de demanda, o poder aquisitivo da população, o preço médio vigente, as necessidades do consumidor e assim por diante.

A ajuda de um corretor ou de uma empresa especializada em corretagem imobiliária vai facilitar muito o trabalho do proprietário.

Eles podem encontrar com mais facilidade pessoas interessadas, sugerir preços e fazer uma análise geral sobre as perspectivas do imóvel em relação à locação. A intermediação pode reduzir custos para o proprietário e acelerar o processo de locação.

Outra forma de se informar é consultando os meios digitais: os famosos buscadores, como o Google; blogs e sites especializados em assuntos imobiliários; e as redes sociais (como Facebook, Twitter e LinkedIn).

Esses canais otimizam a comunicação e torna-se mais fácil e prático acompanhar as mudanças do mercado.

O Facebook, por exemplo, ostenta uma variedade incrível de grupos e alguns deles são repletos de discussões e anúncios voltados para o setor imobiliário.

Comece sua jornada curtindo a nossa página por lá e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado imobiliário!

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

4-detalhes-do-contrato-de-aluguel-que-voce-pode-ter-esquecido