Por que é necessário ter garantia locatícia para alugar um imóvel?

Por que é necessário ter garantia locatícia para alugar um imóvel?

Quando uma pessoa pensa em alugar um imóvel, uma das primeiras coisas que vem a cabeça é se receberá em dia o aluguel. Afinal, esse pode ser um dinheiro extra que fará diferença no orçamento. Para assegurar que o pagamento seja feito, é necessário ter garantia locatícia.

Para que isso não ocorra, é importante que haja uma análise dos futuros inquilinos, além do registro do contrato em cartório, que pode garantir mais segurança para você. Por isso, a garantia locatícia é tão importante. As mais conhecidas são: o título de capitalização, o fiador, e o seguro fiança. Vamos conhecer cada uma!

# Título de Capitalização

O título de capitalização é algo novo em questões legislativas, ele foi criado como uma forma de caução para aluguéis de imóveis. Caso ocorra uma inadimplência, o locador pode solicitar o resgate do título de capitalização que contratou e utilizar o valor para quitar débitos não pagos pelos inquilinos. Portanto, com o término do contrato de locação, e o inquilino cumprindo todas suas obrigações, você pode ter 100% da reserva de capitalização de volta em valores atualizados.

# Fiador

Para ser um fiador é necessário, segundo muitas imobiliárias, ter um imóvel próprio. Nessa opção, o fiador é quem responde pela dívida e não seu imóvel. Caso o imóvel seja a garantia da dívida, é preciso que no contrato de fiador seja chamado de “caucionante” e que exista autorização expressa para que o Registro de Imóveis averbe essa negociação na matrícula do imóvel caucionado. Para o locatário, por não haver nenhum gasto, essa é a melhor opção.

# Seguro Fiança

A garantia mais eficiente para o locador é o seguro fiança, que normalmente não é o preferido dos locatários, pois tem um custo extra a ser suportado. Isso porque o recebimento de aluguéis atrasados ocorre de forma rápida, independente de processos judiciais, sendo o risco da seguradora.

Com essas dicas você não correrá o risco de sair no prejuízo. Mas se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato. A Gralha Imóveis tem um time de corretores preparados para ajudar você.

Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR