Quer alugar o seu imóvel? Veja quais cuidados tomar

Quer alugar o seu imóvel? Veja quais cuidados tomar

Muitas pessoas, quando possuem um imóvel disponível e desocupado, acabam optando por alugá-lo a terceiros, em vez de vendê-lo. Contudo, na hora de disponibilizar esse bem para locação, é necessário tomar alguns cuidados para que ambas as partes possam ficar satisfeitas. Você está pensando em alugar o seu imóvel? A seguir, separamos algumas dicas que podem ser úteis nesse processo. Confira!

aluguel-blog-gralha

Registre um contrato

Antes de alugar o seu imóvel, registre um contrato. Nele deverão estar explícitos os direitos e os deveres, tanto do locador, quanto do locatário. No entanto, para que seja realmente válido, o ideal é que o seu registro seja feito em um cartório de imóveis. Dessa forma, caso alguma cláusula precise ser executada, ela terá sua validade garantida.

Verifique o inquilino

Apesar de ser um processo, às vezes, um pouco demorado, essa é uma forma de se resguardar de uma possível fraude. Antes de alugar o seu imóvel, procure informações em cartórios, restrições financeiras, sistemas bancários, ou seja, toda informação que estiver disponível sobre o seu futuro inquilino. Além disso, procure outros locadores que possam oferecer referências pessoais sobre ele.

Tenha garantias

A melhor forma de conseguir garantir que o locatário irá honrar com seus compromissos é por meio de um fiador. Mas é preciso tomar o cuidado de verificar também a pessoa que será a fiadora e se seu imóvel, que será tomado como garantia em uma execução, esteja na mesma cidade do imóvel alugado. Tudo isso facilita na hora de tomar medidas para se proteger.

Outra excelente opção é o seguro, em que a seguradora cobra uma taxa mensalmente, a fim de garantir a cobertura caso ocorra alguma inadimplência no pagamento do aluguel.

Realize vistorias

Todo contrato de aluguel é firmado para um período pré-determinado, podendo ser renovado ou não. O ideal é que, ao final desse período ou por um período determinado pelo locatário, sejam realizadas vistorias no imóvel.

Assim, você garante que os cuidados estão sendo tomados, que o bom uso está sendo priorizado e que nenhuma alteração ou reforma está sendo realizada sem conhecimento ou aprovação prévia do dono.

Contrate uma imobiliária

Ao contratar uma imobiliária para ser a responsável pela locação do imóvel, todas essas obrigações e cuidados passam a ser de responsabilidade dela. Assim, o proprietário precisa apenas lidar com as assinaturas necessárias e tomar algumas decisões, como a de renovar ou não o contrato por mais um período, por exemplo. Sendo assim, é possível deixar a burocracia nas mãos de profissionais bem capacitados e evitar ter preocupações com os próximos passos.

Como podemos ver, na hora de alugar o seu imóvel não basta apenas encontrar um inquilino e disponibilizar um espaço adequado para a utilização. Existe uma série de cuidados que precisam ser observados, a fim de se resguardar de uma possível inadimplência ou de ações no imóvel que não são autorizadas.

O que achou desse artigo? Já sabia desses cuidados básicos que devem ser tomados na hora de alugar o seu imóvel? Compartilhe nos comentários suas opiniões e experiências sobre esse assunto. Participe da conversa!

cta imovel mais rapido

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR