Saiba como definir quanto cobrar de aluguel pelo seu imóvel

Saiba como definir quanto cobrar de aluguel pelo seu imóvel

Foi-se o tempo em que bastava saber o valor do imóvel para estabelecer quanto cobrar de aluguel. Hoje em dia é preciso ir muito além e considerar outros fatores, como a estrutura do imóvel, valores praticados na vizinhança, as características da região, entre outros aspectos que podem impactar diretamente o valor final.

Continue acompanhando o post de hoje e descubra como definir o valor ideal para alugar o seu imóvel!

Mercado econômico local e nacional

Apesar da regra tradicional ainda ser válida (que é considerar entre 0,5% e 1% ao mês sobre o valor de mercado do imóvel), é importante observar o cenário econômico do país e da sua cidade para saber se haverá demanda para o seu empreendimento.

Uma pesquisa divulgada no mês passado mostrou que Florianópolis é uma das cinco cidades que apresentaram uma valorização no preço médio do metro quadrado para aluguel, com aumento de 5,88% nos últimos 3 anos.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_MEIO

Média cobrada em imóveis similares

Consulte no seu edifício ou na sua vizinhança qual é o valor praticado, tanto no aluguel quanto no condomínio, dentre outras cobranças rotineiras. Dessa forma, seu imóvel não ficará nem muito abaixo e nem muito acima do que as pessoas estão acostumadas a encontrar na sua região.

Se você não seguir essa regra, poderá ser mais difícil achar um inquilino interessado em fechar negócio com você.

Despesas do locador

De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) o locador deverá arcar com todas as despesas extraordinárias, ou seja, todas aquelas que não se referem aos gastos diários do inquilino, como reformas ou acréscimos à estrutura integral do imóvel, taxas de elaboração do contrato, pinturas, instalação de equipamentos de segurança e linha telefônica, entre outros.

Para que seu imóvel não seja desvalorizado, tome medidas preventivas antes de fechar o negócio e considere os investimentos realizados para saber quanto cobrar de aluguel.

Infraestrutura do bairro

Seu imóvel pode estar em perfeitas condições, mas se ele não estiver em uma área com parques, supermercados, farmácias e não tiver um fácil acesso ao transporte público, você poderá ter dificuldades em encontrar um locatário.

Por isso, analise a infraestrutura do bairro onde está o seu imóvel antes de estipular o valor do aluguel. Quanto mais facilidades na região, maior será o nível de valor agregado ao seu imóvel.

Se seu empreendimento estiver em um condomínio, considere também todos os itens de lazer e segurança oferecidos no valor final do aluguel.

Custo de vida na região

Um bairro diz muito sobre o perfil das pessoas que moram ou que pretendem morar nele. Ao calcular o valor do aluguel do seu imóvel, imagine como seria residir naquela região e quais seriam os gastos mensais com itens como alimentação, saúde e lazer. Lembre-se sempre de adequar a realidade do bairro ao perfil de inquilino que se pretende atingir.

É compreensível que, na hora de definir quanto cobrar de aluguel, você queira fazer jus ao investimento realizado quando adquiriu o imóvel. No entanto, é preciso ter cautela para que o valor seja justo para todos os envolvidos. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, uma boa opção é contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança para te ajudar nessa tarefa.

Quer saber mais informações sobre aluguel de imóveis e o mercado imobiliário em geral? Acompanhe nossa página no Facebook!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Por que você deveria morar no bairro Coqueiros4 fatores que mais atrasam a aprovação do crédito imobiliário