Vale a pena alugar meu imóvel?

Vale a pena alugar meu imóvel?

Existem inúmeras razões para que o mercado imobiliário seja considerado entre os mais tradicionais e sólidos para quem deseja investir. Estar nesse mercado é contar com estabilidade e segurança bem maiores que as oferecidas pela maioria das aplicações financeiras. Correr riscos, para quem negocia com imóveis, é coisa com a qual você deve pouco se preocupar.

Mas e quando a pergunta é: vale a pena alugar meu imóvel? Se você tem uma casa ou apartamento e não sabe se disponibilizá-lo para aluguel é a melhor opção, confira agora as vantagens e desvantagens de alugar imóveis!

Vale a pena alugar meu imóvel?

Vantagens de alugar seu imóvel

Obtenção de Renda Mensal

Mesmo que você esteja financeiramente bem e não precise complementar sua renda, essa é uma vantagem que te levará a aumentar o patrimônio. Com o dinheiro que arrecadar mensalmente com aluguéis, é uma boa ideia reinvestir no mercado imobiliário. Muita gente que hoje tem vastas posses, o fez dessa maneira: usando os aluguéis dos seus imóveis para comprar mais casas e apartamentos.

Lucratividade a baixo risco

“Mas, alugar meu imóvel não é arriscado?” A resposta é não. Com o surgimento do seguro locação (ou seguro fiança) no mercado, colocar imóveis para locação se tornou ainda melhor. Isso porque empresas consagradas do mercado de seguros passaram a garantir o ressarcimento dos valores dos aluguéis – e, em um curto espaço de tempo –, no caso da inadimplência do locatário. Dessa forma, a lucratividade de imóveis alugados fica preservada, e os tenebrosos “calotes” têm menor risco de acontecer.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_MEIO

Possibilidade da transferência de compromissos

Com o imóvel alugado, taxas e outros compromissos financeiros com seu imóvel poderão ser transferidos ao inquilino. O IPTU será incorporado aos aluguéis e isso te isentará de desembolsar mensalmente um valor considerável.

No caso dos apartamentos, o condomínio passará a ser de inteira responsabilidade do locatário, já que é ele quem usufruirá o bem. E, você bem sabe: os condomínios cobram igualmente de todas as unidades, independentemente se estão ocupadas ou vagas. Então, deixar de se preocupar com tal taxa é uma boa razão para os donos de apartamentos pensarem seriamente em manter suas propriedades locadas.

Desvantagens da locação de imóveis

Depreciação do bem

O desgaste de um imóvel ocupado é constante. Ter inquilinos significará seu imóvel sendo utilizado; seja como moradia ou comércio. Isso quer dizer que, durante a utilização, vidros quebram, paredes mancham, e muitos outros desgastes ocorrem.

Possibilidade de precisar do imóvel

Várias situações acontecem em um período de 30 meses, tempo padrão dos contratos de locação. Se alguma coisa fizer com que você precise reaver o imóvel antes do final do contrato, ainda assim será necessário esperar seu término — ou, arcar com as despesas da rescisão contratual.

Eventual inadimplência do inquilino

Mesmo o melhor inquilino do mundo está sujeito a enfrentar um mau momento financeiro. Portanto, uma eventual inadimplência pode acontecer. Essa desvantagem será realmente um problema se você não tiver exigido uma garantia locatícia firme. Para quem não se cerca de garantias, alugar um imóvel tem chances de resultar em prejuízo.

Alugar imóveis, mesmo consideradas as desvantagens, é um dos melhores negócios que alguém pode fazer. E para evitar eventuais dores de cabeça e usufruir ao máximo dos benefícios do aluguel de imóveis, conte com uma imobiliária de confiança para te orientar durante o processo.

E então, descobriu se vale a pena alugar seu imóvel? Deixe seu comentário e aproveite para baixar o nosso e-book com 4 vantagens em alugar seu imóvel!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Apartamento pequeno? Veja as vantagens em alugar imóvel agora mesmo!bairro agronômica