Vender ou alugar imóvel: qual o melhor negócio?

Vender ou alugar imóvel: qual o melhor negócio?

Para um proprietário de imóvel que já possui moradia e quer garantir um dinheiro extra, sempre vem a dúvida: vender ou alugar imóvel, o que é mais vantajoso? Ambos dão retorno, mas de formas diferentes — tanto do ponto de vista do objetivo pessoal quanto do ponto de vista financeiro, relacionado aos rendimentos.

No post de hoje vamos falar mais sobre esse assunto, explorando melhor as vantagens e desvantagens de vender ou alugar imóvel. Quer descobrir quais são? Continue acompanhando e saiba mais!

Por que vender?

Ao optar por vender o imóvel, o proprietário consegue adquirir, de uma só vez, o valor referente ao bem. Isso significa receber uma grande quantia em dinheiro, que pode ser usada para objetivos pessoais — seja comprar outro imóvel, realizar uma reforma, quitar um financiamento ou investir em aplicações.

Contudo, antes de tomar essa decisão, é importante avaliar alguns critérios que influenciam no valor do imóvel, como, por exemplo: a valorização da região através de melhorias — em infraestrutura, transporte, lazer, entre outras — e o cenário imobiliário atual e suas perspectivas. Dependendo do caso, é possível conseguir uma boa valorização do imóvel, o que pode fazer com que seja ideal esperar um pouco para realizar a venda.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_MEIO

Por que alugar imóvel?

Alugar imóvel garante ao proprietário uma renda fixa mensalmente — o que, em longo prazo, pode fazer com que o retorno financeiro seja bem maior do que quando se realiza a venda, até mesmo ultrapassando o valor de mercado do bem.

Entretanto, na hora de disponibilizar o imóvel para aluguel, é preciso ter alguns cuidados básicos para que isso não se torne problema futuramente. Um exemplo é disponibilizar o imóvel para aluguel através de uma imobiliária. Além disso, também deve-se observar o fato de que, ao optar pelo aluguel, o proprietário terá alguns custos que não possui no caso da venda, como reformas e pagamento de IPTU, por exemplo.

Afinal, qual é o melhor negócio: vender ou alugar imóvel?

A resposta é: depende. Para tomar essa decisão, é preciso levar em consideração qual é o principal objetivo do proprietário — se é conseguir muito dinheiro em curto prazo ou receber um retorno maior em longo prazo, garantindo uma renda fixa mensal. Além disso, vale analisar também os contras de cada opção e qual delas é mais compensatória.

Como podemos ver, ambas as opções apresentam bons benefícios e alguns contras que pesam na hora de decidir por vender ou alugar imóvel. Isso faz com que seja ideal fazer algumas análises e que a escolha seja bem pensada, principalmente quando se trata de vender. Nesse texto, apresentamos alguns aspectos principais, mas cabe ao proprietário avaliar, de acordo com seus objetivos e necessidades, qual é a melhor escolha a ser feita.

Agora, leitor, aproveite o nosso espaço para comentários e conte para nós: na sua opinião, qual seria a melhor opção, vender ou alugar imóvel? Nos deixe saber quais são suas opiniões e experiências referentes ao assunto. Participe da conversa e não deixe de conferir nosso site!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

alugar imóvel