Você sabe quais são as responsabilidades do locador?

Você sabe quais são as responsabilidades do locador?

Ganhar um dinheiro extra alugando suas propriedades se tornou ainda mais vantajoso com a grande valorização imobiliária dos últimos anos. No entanto, apesar de corriqueiro, alugar um imóvel ainda desperta uma série de dúvidas e questionamentos tanto para o locador quanto para o locatário.

O fato é que a lei estabelece muito bem as obrigações e deveres de cada parte e, com conhecimento de causa, dá para fazer isso de uma forma proveitosa e saudável. Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir quais são as responsabilidades do locador ao alugar um imóvel? Então confira o artigo de hoje.

Você sabe quais são as responsabilidades do locador?

As responsabilidades do locador

Certamente, o locador pode conseguir bons lucros ao alugar um imóvel, mas o fato é que isso traz consigo uma série de responsabilidades que não podem ser deixadas de lado.

Embora muitas pessoas no Brasil tenham se acostumado a ter esse tipo de relação de maneira pouco profissional e muitas vezes até na informalidade, o fato é que ela deve ser encarada de um jeito responsável, pois isso evita dores de cabeça futuras para ambas as partes do inquilinato. Confira quais são as principais responsabilidades do locador.

Garantir o bom estado do imóvel

Talvez a mais evidente responsabilidade do locador seja entregar garantir o bom estado da propriedade assim que alugar o imóvel. Ele deve oferecer totais condições de uso para o locatário, tanto na questão estrutural (instalações elétricas e hidráulicas funcionais e sem defeitos) como na parte jurídica (locadores têm a obrigação de livrar seus bens qualquer pendência burocrática junto aos órgãos de fiscalização).

O locador também é responsável por qualquer problema, defeito ou vício oculto anterior à locação do imóvel e deve providenciar sua reparação imediata em caso de reclamação do inquilino.

Taxas de administração

Outro ponto que causa polêmica, mas sobre o qual a lei é bem clara, diz respeito à questão das taxas de administração imobiliária e da intermediação. Tudo aquilo que for relacionado às despesas para aferir a idoneidade do locatário — bem como de seu fiador, se for o caso — é de total responsabilidade do locador e ele que deve arcar com os valores.

O pagamento de impostos, taxas, prêmio do seguro contra incêndio e demais despesas que incidam ou possam a incidir sobre o imóvel também é de obrigação dele, a menos que conste o contrário em contrato.

Demais obrigações

Por fim, embora o pagamento da taxa de condomínio fique por conta do inquilino, as despesas extraordinárias são responsabilidades do locador. São elas:

  • Obras ou acrescentamentos à estrutura do imóvel;
  • Pintura de fachada;
  • Esquadrias externas e reformas com finalidade de conferir condições de habitabilidade ao edifício;
  • Despesas e indenizações trabalhistas de funcionários em data anterior à assinatura do contrato de locação;
  • Instalação de equipamento de lazer, segurança, comunicação, telefonia e incêndio;
  • Despesas com as áreas de uso comum;
  • Constituição de fundo de reserva.

Como se tornar um locador amigável

O primeiro passo para ter uma boa relação ao alugar um imóvel certamente é cumprir com todas as suas obrigações. Nesse momento, evite a todo custo postergar seus deveres ou dar o famoso “jeitinho brasileiro”. Só isso já será um tremendo passo para se tornar um locador amigável.

Outra coisa importante é fazer um contrato claro e justo. Na hora de passar o acordado para o papel, tente ser direto e siga o padrão usual do mercado, respeitando os direitos e deveres dos dois lados. Nesse momento, ajuda profissional é fundamental e um corretor experiente pode contribuir resolvendo as questões que gerem dúvidas.

Outra dica importante é se colocar à disposição para conversar e resolver as coisas da melhor forma: lembre-se de que o locatário também é uma espécie de cliente e arca com um valor considerável para utilizar sua propriedade.

Muitas vezes, criar um vínculo positivo é essencial, pois esse tipo de relação pode durar anos e ser muito benéfico e proveitoso para ambos, especialmente se tudo for feito da forma adequada.  

E então, compreendeu melhor as obrigações e responsabilidades do locador ao alugar um imóvel? Continue acompanhando nossas dicas através da nossa página no Facebook.

cta imovel mais rapido

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Aluguel de imóveis: saiba como locar o seu em 6 passosPor que você deveria morar no bairro João Paulo?