3 detalhes para conferir antes de comprar um apartamento ou uma casa

3 detalhes para conferir antes de comprar um apartamento ou uma casa

Decida em que tipo de residência você e sua família querem viver. Agora comece a procurar. Parece simples, não? Mas nem sempre é uma tarefa fácil. Fique alerta para evitar imprevistos e negócios ruins na hora de comprar um apartamento ou casa.

Para ajudar, separamos aqui 3 coisas principais que você deve conferir antes de comprar um apartamento ou uma casa. Esteja atento e não erre na escolha!

casal-deseja-comprar-um-apartamento

1. Tipo de imóvel

Imóvel novo

Se você for comprar um imóvel novo ou ainda na planta, procure saber sobre a credibilidade da construtora. Você pode fazer isso por meio do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e consultando o PROCON (Proteção ao Consumidor).

Levante os nomes dos profissionais responsáveis pela construção. Confira também se o engenheiro e o arquiteto estão devidamente inscritos no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e verifique o número do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do corretor.

Para deixar a análise ainda mais completa, verifique se existe alguma ação contra a empresa ou possíveis débitos com a prefeitura. A qualquer sinal negativo, procure outro imóvel.

Imóvel usado

Antes de comprar um apartamento ou casa, é necessária uma vistoria. Converse com vizinhos para recolher informações sobre a infraestrutura, segurança e iluminação da vizinhança. Se o imóvel estiver em um condomínio, solicite uma cópia da convenção.

Para começar sua análise, peça uma via do projeto de edificação aprovado pela prefeitura da sua cidade. Outro documento importante é o memorial descritivo da obra, onde você encontra a lista dos materiais que foram utilizados. Feito isso, é hora de verificar a estrutura do imóvel.

Hidráulica

Abra a torneira e observe a cor da água. Se estiver escura, os encanamentos podem estar enferrujados.

Jogue algum pó na água do vaso sanitário e observe se ela se movimenta sem que a descarga seja acionada. Se sim, pode ter certeza de que há vazamento.

Elétrica

Peça ao corretor o certificado energético do imóvel, que dá uma ideia de quanto o imóvel gasta com energia. Observe também a posição da casa em relação ao sol para saber a incidência de luz natural e capacidade de aquecimento sem o uso de energia.

Outra dica: durante a visita, acenda todas as luzes e ligue os chuveiros. Caso estejam fracos, significa que a rede elétrica não está boa.

Estrutura

Confira se não há infestação de cupins ou outros insetos. Para fazer isso, observe o telhado, os armários embutidos, as portas e as janelas. Também não se esqueça de procurar esses animais no chão (se for de madeira) e nos rodapés.

Defeitos

Leve um nível com você e verifique se o chão está torto ou se existem ondulações. Outra dica é molhar o piso e observar o movimento da água e se ela se acumula na hora da limpeza.

Se os antigos moradores se mudaram há tempos e a pintura está fresca, pode ser que estejam escondendo algum defeito, como infiltração. Na dúvida, chame um profissional para conferir antes de comprar um apartamento ou casa.

2. Transações

Caso vá solicitar um empréstimo para completar o valor da casa, se certifique do crédito disponível antes de escolher o local. Muitos bancos fazem simulações gratuitas, chamadas de crédito pré-aprovado.

Conheça todos os custos. Converse com um agente imobiliário sobre todos os gastos que acompanham a compra do imóvel, inclusive as taxas de documentos, cartório e impostos que variam de acordo com o município antes de comprar um apartamento ou casa.

Financiamento

Preste atenção aos juros; eles podem mudar de acordo com o valor do imóvel, do tipo de financiamento e do banco. Faça comparações incluindo as taxas administrativas e encargos dos diferentes bancos.

Peça uma projeção de parcelas demonstrando todo o financiamento, desde a primeira prestação até a última. Não comprometa mais do que 30% da renda da família ao comprar um apartamento, pois o compromisso dura muitos anos e você pode acabar se atolando em dívida.

3. Documentação

Esteja atento à documentação necessária.

  • Carnê de quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
  • Certidão da Situação Fiscal e Enfitêutica;
  • Certidão de ônus reais;
  • Distribuição cível;
  • Certidão Vintenária;
  • Matrícula atualizada do imóvel junto à prefeitura;
  • Declaração de inexistência de débitos no condomínio;
  • Certidões pessoais dos vendedores.

Verifique tudo com cuidado e evite surpresas desagradáveis no seu novo lar!

Sente-se mais seguro? Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e leia mais sobre o assunto!

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR