5 características que fazem diferença na hora de vender um apartamento

5 características que fazem diferença na hora de vender um apartamento

O mercado imobiliário voltou a se aquecer. Mesmo assim, a hora de vender um apartamento é bastante complexa. Além de ser uma transação que envolve altas quantias, é preciso achar um comprador sério e que esteja disposto a pagar quanto a propriedade realmente vale.

No entanto, com as atitudes certas, é possível aumentar muito as chances de sucesso nesse tipo de situação. Com investimentos pontuais, você valoriza seu patrimônio e recebe muito mais propostas de compra para seu imóvel.

Quer descobrir como fazer isso? Confira essas 5 características que fazem diferença na hora de vender um apartamento:

1. Bom gosto na decoração

Ter bom gosto na decoração é fundamental na hora de vender um apartamento. Você deve ter em mente que o ideal é ser o mais neutro possível. Não há como saber qual vai ser o gosto do comprador.

Recolha objetos pessoais, como peças de roupa íntima, brinquedos das crianças ou artigos religiosos. Se você pintou alguma parede com uma cor berrante, é hora de investir em um tom mais sóbrio.

O mesmo vale para mobília e outros itens. Se você tem preferências mais exóticas, tire-as de vista, especialmente no momento da visitação.

2. Sistema elétrico atualizado

É preciso ter em mente que, se a sua propriedade estiver com o sistema elétrico avariado, você pode ter problemas no pós-venda. Portanto, antes de mais nada, você precisa atualizá-lo, especialmente se já tiver apresentado algum problema.

Um problema comum de prédios mais antigos é a pouca quantidade de tomadas. Instalar algumas novas é sempre uma boa solução.

Interruptores queimados e disjuntores não funcionais também precisam de reparo imediato.  

3. Cuidados com jardinagem

Se você possui plantas e flores em seu imóvel, saiba que elas precisam estar muito bem cuidadas. Pouca gente pensa nesse aspecto na hora de vender um apartamento, mas esse item faz diferença.

Folhas secas pelo chão, terra espalhada ou lama passam uma impressão de abandono e desleixo. Desvalorizam o seu patrimônio perante o comprador. Já vasos bem cuidados, com flores vivas e vibrantes são estimulantes e trazem o potencial de receber uma oferta mais robusta. Portanto, limpe, cuide e conserve.

4. Parte hidráulica em dia

Antes de pensar em lucrar com seu imóvel, você precisa dar uma boa olhada na parte hidráulica. Uma das primeiras coisas que os compradores e os corretores vão procurar é a presença de mofo, manchas, vazamentos e infiltrações. Esses são considerados problemas graves e podem afastar os melhores compradores.

Especialmente se a sua propriedade for antiga, todo o seu encanamento deve ser devidamente examinado e reparado. Contrate um profissional especializado e faça essa análise.

5. Documentação cristalina ao vender um apartamento

Ter uma documentação cristalina é um passo indispensável para vender o seu apartamento sem maiores complicações. Muitas pessoas simplesmente desistem da compra ao se deparar com problemas, como imóvel em inventário, taxas condominiais atrasadas ou impostos acumulados, como o IPTU.

Lembre-se que você vai receber uma quantia considerável quando finalizar a transação. Se você tem débitos atrasados, não hesite em quitá-los. É válido também solicitar uma certidão de ônus reais do imóvel no Cartório do Registro de Imóveis da sua região, pois ela atesta que você é realmente o dono da propriedade e que o bem não sofre disputas judiciais, por exemplo.

Essas são 5 características que fazem diferença na hora de vender um apartamento. Gostou de conhecê-las? Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário? Então curta a página da Gralha Imóveis no Facebook!

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR