5 coisas que você deve saber antes de colocar um imóvel a venda

5 coisas que você deve saber antes de colocar um imóvel a venda

O mercado imobiliário é cada vez mais exigente e está em constante mudança. Por isso, vender seu imóvel requer alguns cuidados. Vale a pena observar algumas dicas valiosas para fazer uma venda bem-sucedida e não ter problemas para fechar negócio.

Confira, no post de hoje, o que fazer antes de colocar um imóvel a venda!

Planeje seu tempo para a venda

Para vender uma casa ou um apartamento, você precisa ter calma e planejar para fechar negócio. Analise algumas questões antes de começar: por que quero vender o imóvel agora? Vale a pena vender neste momento? Quanto tempo é preciso esperar para encontrar um bom comprador?

Você pode ter seus motivos, mas procure observar os outros imóveis de sua região. Se eles não são procurados e vendidos com facilidade, talvez seja uma boa ideia aguardar para iniciar a venda.

Encontrar um comprador não é uma tarefa fácil e aliar os seus interesses aos dele é uma negociação delicada.

Analise bem o mercado

O mercado imobiliário funciona em grande sazonalidade. Na última década, casas e apartamentos passaram a valer mais e o poder de compra ficou maior com mais possibilidades de financiamento.

Mas o cenário agora mudou. A diminuição do poder aquisitivo trouxe novas regras para financiamentos, que foram dificultados. Diante do panorama, é essencial não errar na precificação do seu imóvel — não cobrar alto demais, nem tão abaixo do mercado. Faça uma pesquisa adequada: visite, ligue e vá a leilões para se informar sobre os preços e condições de imóveis semelhantes ao seu.

Verifique sua documentação

Manter a documentação em dia é um diferencial na hora da venda. Despesas com inventários e escrituras costumam ficar por conta do vendedor, mas tudo é negociável. Os impostos, como IPTU, e as contas periódicas (energia elétrica e água) devem ser quitados e regularizados assim que o comprador fechar o negócio.

Nunca deixe pendências de serviços, como a internet e TV a cabo. Todos os serviços devem ser cancelados, para que o comprador (ou você) não tenha problemas futuros.

Prepare o imóvel para quem vai chegar

Procure valorizar o que seu imóvel tem de melhor. Se for possível, faça uma reforma e deixe tudo funcionando de forma correta. Infiltrações, vazamentos, rachaduras, pintura mal feita, pisos soltos e outras inadequações trazem uma impressão negativa a um possível interessado.

Procure conservar as paredes e pisos com a pintura em dia, limpos e organizados. Lembre-se de que seu imóvel passou a ser um produto negociável e, a partir de agora, qualquer detalhe pode ajudar a fechar a compra — ou servir para o oposto.

Contrate profissionais qualificados

Caso você recorra a uma imobiliária ou a um corretor imobiliário, faça a devida pesquisa no CRECI, para verificar se é tudo regular e ativo. Esse tipo de serviço deve ter todas as referências positivas. Afinal, colocar um imóvel a venda é algo complexo e exige grande dedicação de quem vende. Faça uma experiência com um possível comprador para checar se o perfil do profissional é o que você deseja adotar.

Ter um advogado de sua confiança também é algo fundamental. Para que a compra seja devidamente realizada, as transações financeiras e documentação devem ser acompanhadas perante a justiça, para que não haja nenhum transtorno futuro, principalmente se o imóvel é resultado de alguma partilha familiar ou algo do tipo.

Mas, se você não deseja ter nenhuma dor de cabeça com qualquer dos fatores acima, aposte na ideia de ter a ajuda de uma imobiliária conceituada e bastante experiente no mercado.

Agora que você já sabe algumas dicas de como vender seu imóvel com sucesso, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário de sua cidade e região.

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

5 dicas para vender imóvel sem complicações