5 dicas para escolher a melhor casa ou o melhor apartamento para comprar

5 dicas para escolher a melhor casa ou o melhor apartamento para comprar

Na hora de encontrar uma casa para comprar, é comum termos muitas dúvidas, afinal, esse é um investimento de longo prazo e que exige bastante planejamento. Assim, conhecer as suas necessidades e saber projetar a sua vida para os próximos anos é fundamental na hora de escolher uma casa ou apartamento para comprar.

Se você está passando por esse momento, veja 5 dicas importantes que separamos e que vão facilitar a sua decisão. Confira!

apartamento-para-comprar

Fique atento na hora de escolher uma casa ou apartamento para comprar

1. Morar ou investir?

Antes de escolher uma casa ou apartamento para comprar, você precisa definir qual uso esse imóvel terá. Se você está em busca de um investimento, certamente as características envolvidas nessa compra serão diferentes se deseja um local para morar.

Para fazer dinheiro com imóveis é importante encontrar um bom negócio, com um custo mais baixo e que tenha bastante procura, como as salas comerciais e os apartamentos menores (com até dois quartos), localizados próximos a universidades ou centros empresariais.

Apesar disso, os fundos imobiliários negociados em bolsa ainda são opções mais atrativas para quem deseja investir, já que você terá de comprar apenas uma cota e terá direito de receber até 95% da renda obtida com os aluguéis.

2. Localização do imóvel

O conceito de boa localização vai depender muito das suas necessidades. Se você possui filhos, o ideal é buscar um bairro próximo a escolas e praças e com uma vizinhança calma e tranquila. Já se você é jovem, pode preferir locais com opções de lazer e entretenimento.

Por isso, analise as suas necessidades, como distância para o serviço, opções de transporte público e atrativos que o bairro oferece. É sempre importante observar se há mercados, farmácias, hospitais, lojas e outros.

3. Casa ou apartamento para comprar?

Essa definição também depende das suas necessidades e vontades. Em geral, os apartamentos são mais seguros, mas tudo é relativo. Condomínios sem preparo ou preocupação com a segurança podem significar gastos a mais, sem que esse valor seja revertido em benefícios.

Além disso, você precisa analisar as suas necessidades no longo prazo. Hoje, você pode ser solteiro, mas se pensa em constituir família, será que o imóvel escolhido será capaz de suportar você, seu cônjuge e os filhos?

4. Distribuição do imóvel

Se você costuma trabalhar de casa, por exemplo, um quarto extra para o escritório pode ser mais vantajoso do que uma bela varanda gourmet.

O mesmo vale para os diferenciais do condomínio. Se você não costuma ficar muito tempo em casa, será que compensa pagar por uma ampla área de lazer, com academia, piscina e outros atrativos que você não irá usar?

Não se esqueça de conferir se o imóvel escolhido possui garagem, caso você tenha carro. Em alguns bairros pode ser difícil encontrar um local seguro para estacionar e você poderá ter que desembolsar uma boa renda mantendo o seu automóvel em estacionamentos.

5. Imóvel novo ou usado

Embora muitas pessoas sonhem em comprar um imóvel novo, é preciso analisar o quanto esse é um bom investimento. Muitas vezes, imóveis antigos são opções mais econômicas, mesmo incluindo o valor de uma possível reforma.

É preciso ficar atento para não acabar descobrindo novos problemas na construção à medida que as obras avançam.

Ainda tem dúvidas sobre como escolher uma casa ou apartamento para comprar? Baixe o nosso e-book e tenha acesso a um guia definitivo para comprar o seu imóvel.

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR