5 passos iniciais para você se preparar para financiamento de imóvel

5 passos iniciais para você se preparar para financiamento de imóvel

Comprar a casa própria vai muito além da realização de um sonho. É preciso muita disciplina, pesquisa e planejamento para adquirir o primeiro imóvel. Pensando nisso, elencamos os cinco passos iniciais para você se preparar para o financiamento de imóvel e conquistar o tão sonhado lar para sua família. Confira!

1. Planeje seu orçamento

O planejamento é essencial para quem quer comprar um imóvel financiado. Primeiro, porque o financiamento de imóvel é um comprometimento de longo prazo do orçamento familiar. Segundo, porque a compra da casa própria não é uma compra qualquer: o imóvel deve ser escolhido para suprir as necessidades e garantir o bem-estar da família.

Antes de começar a busca pelo imóvel, é preciso ter no papel o quanto pode ser dado de entrada, o valor máximo das parcelas do financiamento e quantas elas serão. Tendo isso em mente, é hora de conhecer os tipos de financiamento imobiliários e as taxas de juros praticadas pelas instituições.

2. Escolha a instituição financeira

Antes de escolher um banco e efetuar a compra de seu imóvel, é preciso avaliar se esse é o momento certo na sua vida para se comprometer com um financiamento de longo prazo. Desistir de um imóvel não é vantajoso para quem vende e nem para quem compra.

Tendo a certeza de que é hora de morar na casa própria, pesquise as opções de financiamento do mercado que melhor se adequem à sua situação financeira. Uma grande ajuda na hora de escolher o tipo de financiamento para comprar seu imóvel são os simuladores.

Ferramentas online, como o simulador habitacional da Caixa, vão facilitar o cálculo do valor das parcelas e o número de meses para o pagamento.

3. Faça bom uso de seu dinheiro

Aprender a poupar e a investir o próprio dinheiro deve se tornar hábito para quem quer garantir a saúde financeira da família.

Tenha sempre em mente que o financiamento vai comprometer a renda familiar por muitos anos e, usando o dinheiro de forma inteligente, é possível reduzir o tempo de pagamento da casa própria.

Por exemplo: a cada dois anos, você pode usar o dinheiro do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o valor do empréstimo. Considerando o rendimento de apenas 3% ao ano do Fundo, é vantajoso diminuir o tempo e os juros pagos ao banco.

Já para quem consegue poupar, também é possível encontrar outros tipos de investimentos mais rentáveis para quitar o valor do imóvel.

4. Escolha o imóvel

A esperada hora de encontrar a casa dos sonhos chegou? Saiba que essa pode ser uma experiência deliciosa, mas não tão fácil. Encontrar e escolher o imóvel ideal requer paciência, tempo e o mais importante: saber o que precisa e espera da sua nova residência, já pensando no futuro.

Fatores como localização, segurança, comodidade e preferência por imóvel novo ou usado estão entre os itens dos imóveis que devem ser avaliados antes da compra. Além disso, é importante fazer a avaliação do imóvel e verificar se a documentação está em dia para que o financiamento possa ser concluído.

5. Busque ajuda para o financiamento de imóvel

A escolha do novo lar ideal e a preparação para conseguir o financiamento do imóvel são trabalhos que exigem paciência e atenção a alguns detalhes que vão garantir sua satisfação com a casa própria.

Por isso, vale a pena contar com a ajuda de um profissional que possa orientar e colaborar com a realização de um sonho.

Restou alguma dúvida sobre como se preparar para o financiamento de imóvel? Deixe suas questões nos comentários!

CTA-rodape-o-guia-definitivo-para-a-compra-da-casa-perfeita

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR