Bairro residencial X comercial: o que saber antes de comprar imóvel?

Bairro residencial X comercial: o que saber antes de comprar imóvel?

Os bairros podem ser entendidos como uma divisão geográfica necessária para separar as regiões de um município. No entanto, na prática, eles são muito mais que isso: quem nunca ouviu falar do charme e do encanto de locais como Canasvieiras, Campeche ou Jurerê Internacional?

Mais do que uma identificação, as cercanias dizem muito a respeito do estilo de vida, do perfil dos moradores e de suas escolhas, e uma dúvida muito comum na hora da aquisição de uma propriedade é decidir ela será em um bairro residencial ou em um bairro comercial.

Bairro residencial X comercial: o que saber antes de comprar imóvel?

Para ajudá-lo a sanar essa questão, preparamos o post de hoje. Nele mostraremos o que saber antes de comprar imóvel. Confira:

Bairro residencial

O bairro residencial é, como o próprio nome já diz, aquele que é marcado pela predominância de casas e apartamentos residenciais. Nesse tipo de lugar, o comércio é inibido, especialmente quando se trata de grandes lojas de atacado. A atividade industrial, por sua vez, costuma ser proibida.

Fora do Brasil, eles são chamados de subúrbios. Embora esse termo tenha uma conotação negativa em nosso país, na verdade ele nada mais é do que uma invenção americana para representar a ampliação das grandes cidades, que tiveram em enorme desenvolvimento imobiliário e demandaram a necessidade da criação de bairros mais afastados dos centros urbanos, com casas bem espaçosas e muitas áreas verdes.

Prós e contras

Portanto, uma das principais vantagens de quem opta por um bairro residencial é poder contar com mais segurança e tranquilidade para toda a família. Embora o comércio não seja o ponto principal, ainda é possível achar facilidades básicas como supermercados, farmácias, escolas e alguns restaurantes.

Toda a dinâmica é voltada para o bem-estar e para os residentes. O ponto negativo pode ficar pela distância do trabalho e dos centros comerciais: como as cidades estão cada vez mais cheias, para conseguir espaço suficiente para a construção de propriedades maiores e mais aconchegantes pode ser preciso ir para regiões mais longes.

Bairro comercial

O bairro comercial é composto principalmente de lojas, centros empresariais e comerciais, prédios corporativos, empresas e, dependendo do caso, até indústrias. São regiões bastante movimentadas, em especial devido ao grande fluxo de pessoas e meios de transporte que levam ao centro da cidade.

Prós e contras

Eles podem contar com casas e apartamentos para moradia, mas, em geral, elas serão menores e mais funcionais, atendendo em especial a quem trabalha nas imediações e não quer gastar tempo nem dinheiro com o deslocamento.

Outra vantagem para quem prefere optar por morar nesse tipo de local é que todas as facilidades estão por perto: a vida noturna ferve, os restaurantes estão sempre cheios e costumam ter muitos estabelecimentos que funcionam 24 horas.

O aspecto negativo fica por conta das poluições sonora e visual: são muitos carros e pessoas circulando. Além disso, não é raro que sejam mais violentos e suscetíveis a assaltos: os empreendimentos locais costumam movimentar muito dinheiro e o excesso de pessoas prejudica a ação da polícia em coibir esse tipo de problema.

Essas são as vantagens e desvantagens de morar num bairro residencial ou em um bairro comercial! Quer conhecer mais informações sobre o que saber antes de comprar imóvel e várias outras dicas do mercado imobiliário em primeira mão? Então curta a nossa página no Facebook!

CTA-meio-o-guia-definitivo-para-a-compra-da-casa-perfeita

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

6 erros que as pessoas cometem ao comprar imóvelPor que você deveria morar no bairro Coqueiros