Casa nova: a melhor forma de pagar a sua

Casa nova: a melhor forma de pagar a sua

Por se tratar de um grande investimento, a compra de um imóvel exige o conhecimento acerca das diferentes opções de pagamento, de modo a encontrar aquela que mais se encaixa em seu orçamento, para que esse grande sonho não se transforme em pesadelo no futuro.

Para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu perfil, listamos no post de hoje cinco diferentes formas de pagar a sua casa própria. Confira!

casa nova

Negociar diretamente com a construtora

Se estiver em busca de imóveis específicos, você pode negociar diretamente com a construtora e até garantir algumas facilidades. Essa opção é especialmente vantajosa quando o mercado imobiliário está em crise, já que, com unidades “encalhadas”, as construtoras tendem a oferecer condições mais facilitadas.

  • Principal vantagem: possibilidade de comprar um imóvel novo com alguns benefícios, como revestimentos e eletrodomésticos gratuitos.
  • Principal desvantagem: custos mais elevados em longo prazo, especialmente se financiado direto pela construtora.

Comprar na planta

Já a compra na planta é ideal para quem deseja esperar um pouco mais até adquirir o seu imóvel. Normalmente, paga-se uma determinada prestação até o início da construção e, depois, parte-se para o financiamento do imóvel em si. Embora seja uma ótima opção, há um risco associado sobre atrasos ou não-ocorrência da entrega caso a incorporadora declare falência.

  • Principal vantagem: aquisição de um imóvel novo com a possibilidade de amortecimento do financiamento antes da construção.
  • Principal desvantagem: risco envolvendo o atraso ou a não-entrega da unidade.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_fundo

Financiar sua casa nova

Uma das formas mais comuns para comprar uma casa nova é financiá-la junto a uma instituição financeira, como um banco público ou privado. Nesses casos, o imóvel é escolhido e, se o crédito for aprovado, um valor é concedido para o financiamento, que é pago em prestações mensais ao longo dos anos. Embora seja muito prático para quem não tem o valor à vista, possui juros altos e risco de perder o imóvel caso não haja o pagamento. Além disso, em 2015 foram aprovadas novas regras, limitando o financiamento de imóveis usados.

  • Principal vantagem: relativa facilidade de pagar o imóvel graças ao parcelamento.
  • Principal desvantagem: juros mais altos, levando a um valor final muito superior ao de avaliação do imóvel.

Usar o FGTS como parte do financiamento

Outro método bastante utilizado no mercado imobiliário é o de usar o FGTS como forma de amortecer parte do financiamento. Com isso, dependendo do sistema de amortização do financiamento as parcelas podem ficar ainda mais baratas. Apesar disso, é preciso seguir regras quanto ao valor e uso do imóvel, além de observar um período de carência entre os usos.

  • Principal vantagem: movimentação do FGTS que possui baixo rendimento para um investimento mais rentável – no caso, o imóvel.
  • Principal desvantagem: necessidade de atendimento às especificações do uso desse dinheiro.

Comprar à vista

Quem tem um bom patrimônio economizado ou adquirido, por sua vez, pode optar por comprar o imóvel à vista em vez de financiar casa. Esse tipo de pagamento, inclusive, normalmente permite a obtenção de condições muito mais facilitadas graças à liquidez da transação. A desvantagem, entretanto, é a necessidade de um aporte econômico muito maior.

  • Principal vantagem: como é livre de juros e aprovações, é possível conseguir preços mais em conta.
  • Principal desvantagem: é preciso possuir um elevado patrimônio disponível para fazer a compra totalmente à vista.

As diferentes formas de pagar a sua casa nova atendem não apenas a necessidades e desejos específicos, mas também a condições financeiras diferenciadas. Se escolher pelas opções em médio ou longo prazo, lembre-se sempre de fazer um bom planejamento financeiro para que tudo saia conforme o esperado.

Qual forma de pagamento você considera a melhor para garantir sua casa nova? Conte suas experiências nos comentários e não deixe de conferir o nosso site!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_MEIO

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

comprar casa ou apartamento