Casa ou apartamento: como escolher o melhor?

Casa ou apartamento: como escolher o melhor?

O que é prioridade quando você pensa onde vai morar: liberdade? Segurança? Espaço ou praticidade? Muitas pessoas têm dúvidas quando se trata de escolher entre viver em uma casa ou apartamento. Sim, é importante colocar tudo isso na balança, porém, no fim das contas, a escolha é muito pessoal e depende bastante do estilo de vida, do momento e dos objetivos da fase em que cada um está. Além disso, conforto, localização e a faixa de preço do imóvel também são fatores decisórios e variam de pessoa para pessoa.

Afinal, casa ou apartamento: como escolher? No post de hoje, levantaremos alguns pontos importantes para ajudar na sua decisão e na escolha da melhor alternativa para você. Então, comece a pensar no quanto você prioriza os seguintes pontos:

casa ou apartamento

Liberdade: o quanto você se dispõe a flexibilizar?

Em se tratando de liberdade, é importante pensar no quanto você está disposto a abrir mão ou flexibilizar suas opiniões. Em condomínios, tudo é decidido por votação e a vontade da maioria prevalece — talvez você possa vir a discordar de de algumas resoluções. Quadras, salões de festas ou espaços para churrascos têm escalas de utilização e devem ser agendados com antecedência; numa casa, esses espaços são só seus. É preciso também ter um pouco mais de cuidado na hora de fazer festas e ouvir música, por exemplo, além de ser tolerante quando for a vez do seu vizinho comemorar.

Segurança e privacidade

Esses são dois pontos que pode ser visto por duas perspectivas diferentes. Se, por um lado, num apartamento você pode se sentir incomodado e sem privacidade por dividir espaços comuns, decisões, ou mesmo por um convívio mais próximo (lembre-se de que vizinhos dividem a mesma parede e inevitavelmente sabem de horários de quem chega ou sai, quem frequenta sua casa…), por outro isso pode ser um ponto positivo. Estar perto de quem conhece a rotina da sua casa pode ser de grande ajuda em casos de viagens, para alertas de movimentações estranhas ou até em casos de emergências com saúde, por exemplo.

CTA_Gralha_Gralha_Guia_-melhores_imoveis_Florianópolis_2016_MEIO

Condomínio vs. Manutenções

Muitas pessoas podem pensar que a casa é mais econômica em relação aos apartamentos devido às taxas e condomínio. Porém, não se pode esquecer de que casas demandam manutenção periódica as áreas externas, pintura, fachada, caixa d’água e vigilância do bairro. Independentemente de morar em casa ou apartamento, é importante colocar tudo na balança!

Casa ou apartamento: de quanto espaço você precisa?

De fato, esse é um ponto pessoal e que depende muito das necessidades da vida em determinados momentos. Uma família com crianças pode demandar desde um espaço para brincar livremente até para guardar um volume maior de coisas, como brinquedos grandes, carrinhos de bebê, bicicletas etc. Essa também é uma opção mais interessante pra quem gosta de animais maiores, jardinagem e churrascos.

Por outro lado, apartamentos menores requerem menos mobília, são mais práticos e econômicos na manutenção e não dispendem cuidados com jardins e áreas externas, por exemplo – o que pode ser mais adequado para casais ou pra quem não tem muito tempo para essas tarefas. A escolha dependerá muito do estilo de vida dos moradores.

Quanto tempo você passa em casa?

Se você viaja constantemente, talvez morar em apartamentos e ter vizinhos por perto para observar movimentações anormais na casa durante a sua ausência ou mesmo ter um porteiro para receber encomendas e correspondências pode ser um ponto importante a se considerar. Além disso, suas plantas ou animais podem receber os cuidados de vizinhos enquanto você estiver fora, sem ter que tirá-los do seu ambiente: muitos criam essa relação de confiança e até têm as chaves das casas uns dos outros. Uma alternativa interessante nesses casos são os condomínios horizontais fechados, que têm a segurança dos apartamentos aliados ao espaço e privacidade de uma casa.

De qualquer forma, ao se pensar na pergunta “casa ou apartamento: como escolher?” a resposta sempre vai passar por pontos bem subjetivos. Afinal, liberdade, segurança e conforto estão diretamente relacionados à qualidade de vida e bem estar.

No que mais você pensaria na hora de escolher morar em casa ou apartamento? Qual item mais pesaria na sua decisão? Queremos muito saber o que você pensa, conte pra gente nos comentários e confira nosso site!

CTA_Gralha_Guia_-melhores_imoveis_Florianópolis_2016_BASE

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

melhor imobiliaria em floripaseguro fiança locatícia