Checklist para comprar um apartamento perfeito para você e sua família

Checklist para comprar um apartamento perfeito para você e sua família

Todo mundo sabe que, na hora de comprar um apartamento, é preciso checar vários itens para se certificar de que o imóvel escolhido é mesmo o ideal e de que não haverão problemas futuros. Porém, alguns detalhes importantes muitas vezes passam despercebidos, causando dores de cabeça após a mudança.

Veja abaixo o nosso check list para comprar um apartamento para sua família e garanta que sua compra seja perfeita!

Checklist para comprar um apartamento perfeito para você e sua família

Observe o tempo de construção

O tempo de construção de um imóvel diz muito sobre ele. Prédios mais antigos tendem a possuir apartamentos mais espaçosos, abrigando uma família com mais conforto. Além disso, geralmente são mais bem localizados, facilitando deslocamento para escola, faculdade ou trabalho. Por outro lado, apartamentos mais velhos podem necessitar de manutenções na rede elétrica ou nas tubulações, pesando mais no orçamento familiar.

apartamentos novos são para aquelas famílias que valorizam mais opções de lazer no condomínio e mais vagas de garagem, além de uma arquitetura mais moderna, com espaços bem distribuídos, por exemplo. A desvantagem, nesse caso, é falta de privacidade, já que muitos desses empreendimentos possuem um número grande de apartamentos.

cta imovel momento

Leia atentamente o memorial descritivo

O memorial descritivo de um imóvel é um documento registrado no Cartório de Registro de Imóveis com todos os detalhes da construção, incluindo materiais, método e acabamentos utilizados.

Antes de fechar negócio, leia atentamente o documento, solicitando ajuda de um arquiteto ou engenheiro de confiança para entender aqueles termos mais técnicos. Aproveite para verificar no site do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat a qualidade dos materiais usados na construção.

Confira a rede elétrica

Um ponto crucial, além de checar se a rede elétrica está em bom estado, é verificar o número de tomadas do imóvel, vendo se a quantidade é suficiente para as necessidades da família e se certificando de que todas estão em bom funcionamento.

Isso pode evitar o uso de extensões e que as tomadas sejam sobrecarregadas com vários aparelhos ligados em uma só, o que poderia trazer riscos à segurança, aumentando a possibilidade de um curto-circuito.

Cheque o caimento das bancadas e pisos

As bancadas de cozinha e dos banheiros devem ter um leve caimento em direção à pia, para evitar acúmulo de água e problemas com infiltrações. Para verificar esse detalhe, basta levar uma bolinha de gude ao imóvel e soltá-la na bancada, vendo em que direção ela seguirá. Se ela for na direção pia, ótimo!

Pisos de ambientes com ralos também devem seguir a mesma regra e podem ser checados com o mesmo truque. Observe também se perto dos ralos o piso se encontra quebradiço, o que pode causar futuras infiltrações.

Verifique portas e janelas

Uma maneira fácil de ver se as portas e janelas não estão empenadas, permitindo a entrada de água ou vento, é observar se o piso do apartamento está dilatado, levantado ou úmido, indicando, em caso positivo, que será preciso melhorar a vedação.

Se alguma das portas ou janelas for de madeira, observe se há acúmulo de poeira nas suas proximidades. Isso pode indicar a existência de cupins no local.

Comprar um apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta requer ainda mais cuidados do que um apartamento pronto. Isso porque você não poderá visitar o local antes de fechar o negócio, sendo necessário, portanto, que verifique todos os detalhes tanto da construção quanto da empresa responsável por ela.

Pesquise o histórico da construtora junto ao Procon e à Comissão de Valores Mobiliários. Não se esqueça de checar também se o empreendimento está regular no Cartório de Imóveis. Verifique com cuidado o projeto da obra e lembre-se de levar o memorial descritivo e o material publicitário no ato de entrega das chaves para comparar se o que está sendo entregue está de acordo com o que foi prometido.

E lembre-se: além dessas dicas, ter ajuda de um bom corretor de imóveis pode ser o grande diferencial para garantir ainda mais tranquilidade durante o processo.

Quer saber ainda mais sobre o mercado imobiliário? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas na hora de comprar um apartamento!

cta imovel momento

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts
  • Manoel Neto

    Uma coisa que eu encontrei na internet e me ajudou muito quando fui comprar o meu imóvel
    E tambem me ajudou a descobrir outros golpes imobiliarios

    Foi este livro digital gratuito:

    http://www.expertemimoveis.com.br/7dicasgga

    Ele me ajudou a conseguir 50% de desconto no registro do imovel e a conseguir o subsidio do governo.

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Como formalizar uma proposta de aluguel?