Descubra como comprar um imóvel sem complicação

Descubra como comprar um imóvel sem complicação

Comprar a casa própria é o sonho de muitas pessoas pelo país. Quem não deseja ter um cantinho com a sua cara, um lugar para descansar e receber a família e os amigos? Mas para que esse sonho seja perfeito, é preciso planejamento. Exatamente! Você precisa pensar em todos os trâmites e documentos necessários para que esse momento tão feliz não seja atrapalhado por nenhum problema.

Antes de tudo, é preciso dizer que o êxito na compra de um imóvel depende do conhecimento e domínio desse tipo de transação. E, para garantir que isso aconteça, é importante ter ao seu lado um profissional credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que forneça todo o suporte ao negócio.

comprar-um-imovel-sem-complicacoes-gralha

Para te ajudar a entender melhor como comprar um imóvel, separamos algumas dicas super importantes. Veja só!

Analise o vendedor e o imóvel

Após escolher o imóvel que tem o perfil e a localização ideal para você, o primeiro passo é conferir toda a situação legal. Confira a escritura e veja se o imóvel possui dívidas como IPTU e condomínio. Caso existam, o vendedor precisa conseguir comprovar que possui patrimônio para arcar com essas despesas. Não deixe de conferir se o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) está pago corretamente.

Além disso, outros documentos são necessários:

  • Matrícula atualizada: é solicitada no cartório e comprova que o imóvel não possui ações em andamento, como contratos de locação — ou seja, é o que mostra que ele está livre para ser vendido.
  • Habite-se: esse documento emitido na prefeitura mostra que o imóvel tem condições de ser habitado. Não é essencial na negociação, mas é importante para o comprador.
  • Certidão de situação fiscal: comprova que o imóvel não possui dívidas municipais.
  • Declaração de inexistência de débitos condominiais: mostra que não há pendências com o condomínio. Caso haja, deve ser quitado antes da venda.

Pense em como você pagará o imóvel

Depois de pesquisado e definido qual será o imóvel que você comprará, pense nas formas de financiamento, se será realizado diretamente com a construtora ou com um banco. Isso depende do tipo de imóvel. Caso você opte por utilizar o financiamento bancário com o FGTS, procure uma agência rapidamente, pois esses trâmites precisam de algum tempo para aprovação. Não corra o risco de perder o negócio!

Separe sua documentação

Outro ponto importante é ter toda a sua documentação atualizada e disponível no momento da compra. Os documentos mais importantes são:

  • RG e CPF.
  • Certidões Negativas: essas certidões comprovam que você não possui dívidas de qualquer natureza (tributária, trabalhista etc.). As principais certidões são: de ações cíveis e criminais (Justiça Federal), de protestos, de execuções fiscais (estadual e municipal), quitação de tributos federais, de ações trabalhistas, de interdição, de tutela e curatela.
  • Certidão de casamento ou união estável com regime de bens: caso essa seja a sua situação civil, você terá de comprová-la, bem como que seu cônjuge concorda com a compra.

Toda essa burocracia parece exagero, mas é necessária para garantir que o comprador não tenha ônus desnecessários ou leve algum prejuízo na negociação. Fique atento aos detalhes de como comprar um imóvel, que seu sonho se realizará da melhor forma.

Ainda tem alguma dúvida sobre a compra de imóveis? Compartilhe nos comentários!

cta imovel momento

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

contrato-de-aluguel-gralha