Como financiar um imóvel e adquirir a casa dos sonhos

Como financiar um imóvel e adquirir a casa dos sonhos

Você sabe como financiar um imóvel? Já que adquirir à vista uma casa, terreno ou apartamento é uma oportunidade para poucas pessoas, recorrer a um financiamento imobiliário é um das formas de garantir a realização do sonho da casa própria.

Porém, é preciso tranquilidade e atenção na hora de realizar esta operação, já que ela deve fazer parte da sua vida por vários anos. Definir com calma o imóvel, o banco e a modalidade de financiamento é fundamental para não se arrepender depois.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas sobre pontos importantes a se verificar na hora de tomar esta decisão. Confira!

Verifique sua renda

A base do cálculo do valor e condições de financiamento em todos os bancos é a renda do comprador. Em geral, se houver um casal, as instituições consideram a soma dos rendimentos para definir qual será o crédito.

Dependendo do banco, podem ser aceitas ainda outras composições, como pais e filhos ou casais com união estável, mas estas situações dependem da negociação e da política de cada banco.

Faça uma simulação do financiamento

As instituições que oferecem financiamento imobiliário realizam simulações que permitem identificar com exatidão como será o comportamento do seu financiamento.

Para isso, além do valor do imóvel, os simuladores consideram variáveis como montante pago na entrada, renda, idade do comprador, modalidade de financiamento e juros aplicados.

Aproveite, pois estes simuladores são uma boa forma de saber como qual será o impacto do financiamento em suas finanças.

Calcule a entrada

Lembre-se que, quanto maior o valor dado como entrada pelo imóvel, menor será o valor das parcelas ao longo do contrato. Aqui vale utilizar tanto suas economias, quanto o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Escolha o banco

Não se precipite na hora de escolher a instituição em que vai realizar o financiamento. O ideal é pesquisar em várias delas e conversar com os gerentes, que além de todas as informações sobre como financiar um imóvel, também podem tirar todas as dúvidas antes de você escolher a melhor opção.

Questione, por exemplo, o Custo Efetivo Total (CET) sobre o crédito. Ele inclui, além dos juros, outras tarifas e seguros que podem encarecer o seu financiamento. Os bancos também aplicam condições diferenciadas para quem já é cliente de produtos da instituição, o que reduz os custos.

Busque o imóvel

É possível contratar o financiamento após escolher o imóvel ou ainda garantir o crédito antes disso. No segundo caso, você tem um período determinado para encontrar o imóvel e fechar o negócio. Este prazo pode variar de banco para banco, mas, em geral, é de aproximadamente três meses.

Essas são algumas dicas para você seguir na hora de contratar um financiamento imobiliário. Não esqueça de que o auxílio de um bom corretor de imóveis pode facilitar todas as etapas do processo. Assim, o risco de alguma coisa sair errada na hora de comprar seu imóvel será menor.

E aí? O que achou das nossas dicas sobre como financiar um imóvel? Quer mais informações sobre o mercado imobiliário? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que acontece no setor!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_MEIO

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR