Como funciona a compra de um imóvel?

Como funciona a compra de um imóvel?

Comprar um imóvel é uma enorme decisão, já que envolve uma grande quantia de dinheiro. Por isso, todo cuidado é necessário para que o processo seja feito da maneira correta — afinal, você não quer arriscar o seu dinheiro em uma compra que não dá certo, não é?

Conhecer as etapas desse tipo de compra é muito importante para saber o que fazer e quando fazer. Leia o texto de hoje e descubra como funciona a compra de um imóvel!

compra de um imóvel

Definição do imóvel ideal

Toda compra começa com a definição do imóvel ideal para você. Isso inclui definir o custo máximo do imóvel, onde preferencialmente deve estar localizado, entre outras características importantes.

Entretanto, é necessário ter em mente que, no processo de compra, muitas vezes você terá que abrir mão de algumas características e fazer adaptações para que a compra seja possível.

Contratação de uma imobiliária

O passo seguinte é entrar em contato com uma imobiliária de confiança. Embora seja possível realizar a compra de um imóvel de maneira autônoma, pode ser um risco que trará dores de cabeça no futuro.

Pesquise até encontrar uma imobiliária que tenha, em seu portfólio, imóveis que se ajustem àquilo que você deseja. Contar detalhadamente como são as características que busca e seu ritmo de vida é importante, para que os profissionais o ajudem a encontrar algo que atenda às suas demandas. A partir dessa fase, começa-se a visita aos imóveis selecionados.

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_fundo

Proposta ao vendedor e avaliação de documentação

Quando um dos imóveis despertar seu completo interesse, é hora de fazer uma proposta ao vendedor. A imobiliária ajuda a suavizar a burocracia, para que você se mantenha em contato com quem está vendendo. É importante fazer uma proposta realística, de acordo com o que é oferecido no imóvel.

Antes de fazer a proposta, entretanto, é importante avaliar a documentação do imóvel e do vendedor. A vantagem de contratar uma imobiliária de qualidade e confiança é que a avaliação será realizada previamente, garantindo ampla segurança na negociação.

É preciso saber se o imóvel está tombado ou corre risco de ser desapropriado, sua situação jurídica com os tributos (IPTU ou ITR, por exemplo), conferir os dados da certidão do Registro de Imóveis, e assim por diante. Sobre o vendedor, os documentos solicitados compreendem a sua identificação (RG e CPF) e estado civil (Certidão de Casamento e Regime de União), se for pessoa física; e identificação (CNPJ, contrato social, etc) e identificação do responsável, se for pessoa jurídica. Ainda devem ser vistas as certidões negativas do vendedor, nos distribuidores forenses, no cartório de protestos, Justiça Federal e Justiça do Trabalho.

Fornecimento da documentação necessária

A negociação terminou, e o vendedor aceitou a sua proposta, ou vocês chegaram a um acordo. Agora é hora de fornecer seus documentos para que a compra seja feita — esse também é o momento do pagamento.

Caso o pagamento seja à vista, ele é feito diretamente para o vendedor por meio da imobiliária. Já no caso de financiamento, é preciso que todos os documentos estejam corretos para que a venda seja concretizada.

Pagamento de encargos na compra de um imóvel

Diferentemente do que muita gente acha, o pagamento do imóvel não é a etapa final da compra, já que será preciso realizar o pagamento de encargos relativos à operação.

Os principais encargos incluem as taxas da documentação, como a escritura em si, e também impostos referentes à venda, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (IBTI). Com a quitação desses valores, a compra está finalizada e você pode aproveitar sua nova aquisição.

A compra de um imóvel é um processo que envolve uma série de etapas que precisam ser feitas da maneira correta. Por isso, contar com uma imobiliária de confiança e qualidade é importante para que tudo se torne mais simples e também mais seguro! Você ainda tem alguma dúvida sobre como funciona a compra de um imóvel? Compartilhe aqui nos comentários e não deixe de visitar o nosso site!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_financiamento_Imovel_MEIO

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

compra de um imóvelmelhor imobiliaria em floripa