Investir em imóveis: o que são fundos imobiliários?

Investir em imóveis: o que são fundos imobiliários?

Não é de hoje que ouvimos as pessoas falarem sobre comprar imóveis para aplicar o dinheiro, e fazer um bom investimento. De fato, é uma aplicação com bons resultados. Com isso, desde os tempos mais antigos até os atuais, investir em imóveis e manter uma caderneta de poupança ativa, são os investimentos mais conhecidos por nós brasileiros.

Como comprar imóveis não é tão simples, pois não é de uma hora para outra que conseguimos vender ou comprar um, chamamos isso de baixa liquidez. E com isso surge um recurso chamado “Fundos de Investimento”.

Os fundos imobiliários são uma espécie de condomínio de investidores, onde são administrados por instituições financeiras e fiscalizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Esses fundos podem ser comprados por qualquer investidor.

É importante avaliar qual o tempo de retorno financeiro que o investidor estima ter, pois o retorno vem em longo prazo, além de ser um investimento de renda variável, ou seja, não é indicado para pessoas que querem investir em menos de dois ou três anos.

Quando decidido investir neste fundo imobiliário, uma das primeiras coisas a serem feitas é analisar se a conta de um fundo está cara. Para fazer isso é preciso saber a relação entre o seu valor de patrimônio e o valor da cota. Basta dividir o valor patrimonial do fundo (o valor de todos os seus ativos) pelo número de cotas. Outra análise importante que deve ser realizada é sobre a rentabilidade do fundo, ou seja, o seu retorno.

Existem alguns tipos de fundos imobiliários. Conheça:

#1 Fundos de desenvolvimento imobiliário

São fundos imobiliários arriscados e que oferece um maior potencial de retorno. O investidor investe em imóveis, e estes serão revendidos com a expectativa de obter lucro na venda.

#2 Fundos de fundos

É uma boa opção para quem deseja montar uma carteira de fundos diversa, por exemplo: flats, lojas, shoppings, hospitais e etc.

#3 Fundos de compra e venda de imóveis

Como o próprio nome do fundo já diz, é o tipo de investimento que se aplica a investir em imóveis com o intuito de gerar lucro na venda destes.

#4 Fundos recebíveis imobiliários

É o único fundo imobiliário que pode ser considerado um investimento puro e de renda fixa. Nesta categoria se encaixam os valores vindos da venda de imóveis residenciais e comerciais, lotes urbanos e aluguel de shoppings centers e prédios comerciais.

Ficou com dúvidas sobre qual o melhor fundo imobiliário para investir? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.

Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR