Orçamento doméstico: saiba como organizar e colocar em prática

Orçamento doméstico: saiba como organizar e colocar em prática

Você já pensou em fazer uma viagem, comprar um carro ou até mesmo ter a sua casa? Muitas vezes, estes e outros objetivos podem parecer um pouco distantes para quem não sabe por onde começar.

Conseguir dinheiro para comprar à vista ou financiar o seu grande desejo pode parecer difícil. Mas você pode dar seus primeiros passos tendo controle sobre o orçamento de sua própria casa!

Neste post, aprenda dicas que irão ajudar a economizar no seu orçamento doméstico:

orcamento-domestico

Saiba onde economizar no orçamento doméstico

Comece conhecendo seu orçamento

Antes de mais nada, é preciso que você conheça o seu orçamento, ou seja, qual o fluxo mensal de dinheiro em sua conta. Este conhecimento é necessário para que você saiba se existe folga financeira ou se você precisará de alguns esforços para alcançar os seus objetivos.

Para esse cálculo, é necessário o envolvimento de toda família, assim você terá acesso a todos os ganhos e também todos os gastos, compreendendo de onde o dinheiro vem e para onde ele vai todos os meses. Com base nisto, você poderá saber o valor da parcela mensal que poderá assumir ou ainda poderá definir uma meta de poupança para a aquisição de bens.

cta-final-gralha-guia-financeiro

Separe os gastos fixos dos variáveis

Uma divisão extremamente útil e que fará a diferença no seu orçamento doméstico é dividir e categorizar os gastos em fixos e variáveis. Gastos fixos são aqueles que não podem ser evitados, como é o caso do aluguel, alimentação e transporte;

Já os variáveis podem ser evitados ou até mesmo cortados e são representados por idas a bares e restaurantes, gastos com vestuário, entre outras atividades que não são essenciais à manutenção da casa.

Mesmo no caso dos gastos fixos, é possível buscar alternativas para reduzir o montante total, como a negociação do aluguel, a procura de um plano mais barato de telefonia e internet e economias na conta de energia, por exemplo.

Lembre-se que reduzir é preciso

Agora que você já conhece o seu orçamento doméstico, que tal começar a cortar gastos que foram identificados como supérfluos? Idas muito frequentes a restaurantes e bares, cinemas ou ainda compras de roupas sem necessidades podem comprometer o orçamento doméstico de qualquer um.

Aproveite que sua família está engajada no conhecimento do orçamento e peça a colaboração de todos nas pequenas economias do dia a dia que no final podem ajudar a realizar os sonhos de todos da casa.

Uma boa medida é ver filmes e fazer refeições em casa, o que, além de deixar a família mais próxima, ainda proporciona uma grande economia no final do mês. Só compre roupas se forem extremamente necessárias e revise continuamente seus gastos para tentar diminui-los ainda mais.

Procure alternativas

Você revisou seu orçamento e cortou gastos. Mesmo assim está difícil uma alternativa para comprar seu carro ou sua casa, que tal pensar no financiamento? Ele é uma excelente opção para aqueles que não possuem todo o dinheiro e querem investir em algo próprio.

Não se esqueça de verificar de antemão se as parcelas cabem em seu orçamento. Caso seja necessário, não hesite em fazer cortes. E uma vez mais, contar com a ajuda de sua família. Assim, que tal procurar fontes alternativas de renda ou ainda abrir mão da TV a cabo?

Neste post, você viu que atingir seus objetivos não é impossível. Requer organização, disciplina e envolvimento de toda a família. Ele pode se encaixar em seu orçamento quando possui juros e prazos acessíveis.

E aí o que achou deste post? Acompanhe nossa página no Facebook para saber ainda mais sobre como utilizar seu dinheiro para alcançar seus sonhos!

cta-meio-gralha-guia-financeiro

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts
  • Priscila Carvalho

    mto bom o post

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR