Passo a passo da venda de imóveis

Passo a passo da venda de imóveis

O mercado imobiliário brasileiro é fonte de excelentes negócios e, com o forte aquecimento dos últimos anos, chamou a atenção de muitas pessoas como a chance de fazer um bom dinheiro. Vender uma casa, apartamento ou terreno pode trazer lucro. Quer aprender como fazer isso? Então, descubra qual é o passo a passo da venda de imóveis. Confira:

passo-a-passo-da-venda-de-imoveis

 

Acerte a documentação

O primeiro passo na venda de imóveis é acertar a documentação, afinal, nada pode assustar mais um comprador em potencial do que pendências e erros na papelada. Essa burocracia pode parecer um pouco maçante, mas com o tempo, você pode aprender a resolver essa questão de forma simples e rápida. Entre os itens essenciais, está a escritura definitiva, que deve ser solicitada junto ao ofício no registro de imóveis ao qual a propriedade pertence.

Também é preciso ter a matrícula atualizada e a certidão negativa de tributos municipais. Isso serve para atestar que quem está vendendo é o proprietário e que não existem ônus como hipotecas ou penhoras. Uma declaração de débitos condominiais também é indicada, caso o imóvel em questão se encontre dentro de um condomínio. O ideal é deixar tudo cristalino perante a lei e só então partir para o passo seguinte.

Faça uma precificação adequada

A precificação é um momento que exige muito cuidado. Nem sempre adianta jogar o preço lá no alto. Essa prática pode afastar clientes importantes, que fariam uma oferta justa pela propriedade, mas se sentem desmotivados em negociar partindo de um custo fora da realidade.

O ideal é fazer uma boa pesquisa na vizinhança e descobrir quanto estão pedindo por imóveis com características semelhantes em termos de localização, metragem, conservação, benfeitorias, facilidades, vagas na garagem etc. A partir disso, coloque um preço real, que pode ser discretamente mais caro, a fim de abrir margem para negociação.

Anuncie o imóvel

O passo final desse processo de venda de imóveis é anunciá-lo. Isso pode ser feito de algumas maneiras diferentes, mas o importante é que você faça com qualidade, independentemente do caminho. Avise os porteiros, no caso de prédios, e coloque uma placa de “vende-se”, caso a propriedade seja uma casa ou terreno.

Atualmente, a internet é indispensável, pois a maioria das pessoas começa sua busca por uma propriedade em sites especializados. Por isso, um anúncio bacana, com fotos em boa definição dos pontos fortes e informações precisas pode fazer toda a diferença. Faça uma descrição sincera dos pontos positivos e esclareça as dúvidas dos usuários.

Os anúncios de jornal ainda são muito importantes nesse setor e não podem ficar de fora. Escolha um veículo que atende ao público que compraria no bairro onde fica o seu imóvel. Para melhorar suas chances, vale também uma descrição bem feita, incluindo o número de quartos, vagas na garagem e diferenciais da propriedade.

Por meio desse passo a passo da venda de imóveis, você certamente aumenta suas chances de sucesso na negociação e poderá experimentar bons lucros no final da venda!

Gostou do conteúdo? Quer receber mais informações como essa em primeira mão? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook para mais informações!

CTA_Gralha_Guia_Definitivo_Ganhar_Dinheiro_Imovel_fundo

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

5 segredos de negociação de corretores de imóveis