Quer comprar uma casa? Descubra quais são os próximos passos!

Quer comprar uma casa? Descubra quais são os próximos passos!

Antes de comprar uma casa é preciso considerar as mudanças que irão ocorrer quando você se tornar um proprietário e calcular como elas vão afetar o seu orçamento e estilo de vida. De instalações de bairro até seguros de casas, separamos sete fatores a serem levados em consideração antes de começar a procurar o imóvel ideal para você.

Se você está se preparando para comprar sua primeira casa, essas dicas farão com que esse grande passo na sua vida seja um sucesso. Confira!

Quer comprar uma casa? Descubra quais são os próximos passos!

#1: Planeje bem os seus gastos

Não é porque você tem R$ 500 mil de crédito aprovado para gastar em uma casa que você precisa gastar todo esse dinheiro. Esse é um valor hipotético, mas o exemplo é válido. É preciso se planejar para arcar com as despesas de proprietário, tais como impostos sobre a propriedade, seguros e outras taxas que possam surgir. Estas não são necessariamente estáticas; podem aumentar e você precisa estar preparado para pagá-las durante o tempo em que tiver a posse da casa. Tente manter seus pagamentos de hipoteca a um máximo de 28% do seu salário para que você possa lidar com taxas extras que vêm com a casa própria.

#2: Descubra o melhor programa de financiamento

Para fazer esse investimento, você precisará de capital. E, para consegui-lo, será necessário pesquisar um banco que ofereça as melhores condições de financiamento para o seu perfil. Basicamente, existem 3 tipos de financiamentos: FGTS, SPBE e através de construtoras. Exponha ao seu gerente sua situação, suas aspirações e interesses. Ele será a pessoa mais adequada para te ajudar.

É importante também se informar a respeito das mudanças de condições de financiamento da CEF, que entram em vigor a partir de hoje.

#3: Escolha o bairro certo para comprar uma casa

Escolha um bairro que corresponde ao seu estilo de vida. Se você tem filhos, procure comprar uma casa em um bom distrito escolar. Se você prefere viver próximo a restaurantes e lojas, procure uma região mais comercial. Caso prefira mais espaço e contato com a natureza, pode ser uma boa opção viver mais longe do centro da cidade. Pesquise bastante antes de escolher para qual bairro irá se mudar. Certamente encontrará algo com seu perfil.

#4: Domine a arte da negociação

Alguns vendedores podem aceitar baixar o preço inicial se eles perceberem e acreditarem que você vai gostar e cuidar tão bem da casa tanto quanto eles fizeram. As pessoas são materialistas, e isso pode funcionar bem, caso seja genuíno. Mesmo se não for o caso, é importante saber negociar e procurar chegar a um acordo benéfico para ambas as partes. Com a economia desacelerada, muitos estão abertos a negociações.

#5: Lembre-se da mobília

Caso ainda não tenha, você vai precisar comprar móveis e outros objetos de decoração. O custo da mobília é algo considerável – profissionais do setor imobiliário estimam que pode chegar a cerca de 25% do custo da casa. Esteja preparado!

#6: Faça um seguro para sua casa

Especialistas dizem que os compradores devem sempre contratar seguros residenciais. Além de ficar assegurado em caso de roubo, incêndio, danos elétricos, explosões e outros desastres e acidentes, geralmente também estão inclusos nesses seguros serviços como eletricista, encanador, chaveiro, vidraceiro, help desk, dentre outros. Ainda nesse sentido, uma boa dica é abrir um fundo e fazer depósitos mensais de R$ 200, por exemplo, para futuros investimentos em sua casa.

#7: Decida quanto tempo vai ficar

A menos que você esteja comprando sua casa dos sonhos, considere o custo de, eventualmente, se mudar novamente. Estatisticamente, se você não ficar em casa durante pelo menos cinco anos, você provavelmente não terá capital suficiente para cobrir as despesas que esse processo gera.

E então, gostou das nossas dicas? Quais outras considerações você acha importante levar em conta antes de comprar uma casa? Compartilhe nos comentários abaixo e curta nossa página do Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

CTA-meio-o-guia-definitivo-para-a-compra-da-casa-perfeita

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR

Quais as vantagens de alugar seu imóvel em 2016?Apartamento pequeno? Veja as vantagens em alugar imóvel agora mesmo!