Saiba por que é importante ter o registro da sua escritura de compra de imóvel

Saiba por que é importante ter o registro da sua escritura de compra de imóvel

Quem não sonha em ter uma casa? Ter o próprio lugar para morar é um dos principais propósitos em que nos comprometemos a conquistar. Existem vários caminhos a serem percorridos durante o processo de compra de um imóvel, e o registro da escritura é um deles. O que muitos podem não saber é o quanto é importante registrar a escritura do imóvel.

Muitos acreditam que estar de posse da escritura já os faz dono, mas um comprador só se torna proprietário legal de um imóvel após o registro da escritura ter sido feito em cartório. A transferência do imóvel só é válida após o registro. Sem ele, por mais que toda a documentação restante esteja em dia, o comprador não tem direito sobre a propriedade.

Por isso, muito cuidado na compra de um imóvel! Entre os riscos mais comuns no caso de não ter sido feito o registro da escritura, está a negociação do mesmo imóvel para diferentes compradores. Nesse caso, só terá a posse do imóvel aquele que o registrar primeiro. Esse é um golpe muito comum no Brasil.

Quando compramos um imóvel, além de fazer a vistoria, é fundamental que o comprador certifique-se de que a documentação do imóvel está em dia para que a compra seja feita com tranquilidade. É importante que o comprador solicite, antes de realizar a compra, uma matrícula atualizada do imóvel para verificar a sua atual situação. Caso o imóvel tenha dívidas como IPTU e condomínio, a partir desse documento, é possível verificar se há restrição que impeça o registro.

Além disso, podem também ser solicitadas ao corretor as certidões de feitos juizados, cíveis e criminais, que atestam se existe alguma demanda judicial referente ao imóvel adquirido.

É importante que os documentos estejam atualizados, emitidos em até 30 dias antes de lavrar a escritura, uma vez que eles têm validade curta.

Por conta de todas as situações legais que envolvem a compra e venda de um imóvel, é importante que a negociação seja feita por intermédio de um corretor, que vai verificar todas essas questões e a garantir que você realize o sonho da casa própria se dor de cabeça.

A Gralha Imóveis tem um time de corretores preparados para ajudar você. Entre em contato e tenha mais informações.

Posts Recentes

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR