Tire suas dúvidas sobre financiamento com o simulador da Caixa

Tire suas dúvidas sobre financiamento com o simulador da Caixa

O financiamento é, provavelmente, a forma mais acessível de viabilizar a compra do seu imóvel. O mercado oferece diversas alternativas de negócios com prazos e taxas de juros bem variados.  Mas é fundamental analisar de forma criteriosa como será a evolução das prestações.

O financiamento pode impactar sua vida financeira por vários anos. É preciso saber exatamente como ele vai se comportar para evitar problemas. Uma ótima forma de projetar como será essa evolução é utilizando o Simulador da Caixa. Confira como ele funciona:

O que é?

Disponível no site da Caixa, o Simulador de Financiamento é uma ferramenta que projeta o comportamento das prestações. O cálculo é de acordo com os prazos e condições estabelecidos no contrato de financiamento.

Como funciona o simulador da Caixa?

O simulador foi desenvolvido a partir de pesquisas sobre o mercado imobiliário e sobre o perfil dos compradores de imóveis no Brasil. A ferramenta permite diferentes formas de simular o financiamento de imóveis:

Limites para financiar

A primeira simulação permite projetar qual a capacidade do comprador em assumir um financiamento. Para isso, basta informar a renda bruta familiar mensal, a data de nascimento do comprador e a cidade onde se localiza o imóvel desejado. A ferramenta aponta o valor máximo da prestação que o comprador pode assumir, que nunca deve ultrapassar 30% da renda. O simulador também indica qual o valor do imóvel que é possível adquirir de acordo com o prazo do financiamento (entre 180 e 360 meses).

Se o comprador se interessar por um dos modelos sugeridos, pode realizar uma simulação completa, verificando como se comportam as prestações ao longo do contrato.

Simulação completa

Nesse modelo, é possível realizar uma projeção mais detalhada de como será a evolução do seu financiamento. Você precisa informar o tipo de financiamento que procura (residencial ou comercial), o tipo de imóvel (novo, usado, terreno, etc.), além da localização e o valor.

Você também pode indicar o tipo de financiamento, considerando o seu relacionamento com a Caixa. Quem já é cliente da instituição ou é servidor público e recebe seu salário pelo banco, por exemplo, encontra condições diferenciadas da chamada taxa de balcão, destinada aos clientes em geral.

Essa simulação apresenta um resultado detalhado. Indica o valor mínimo da entrada, taxa de juros, prazo do financiamento e o sistema de amortização. Também os valores previstos na primeira e na última parcela.

Minha Casa Minha Vida

Além das modalidades acima, o simulador da Caixa permite verificar se você tem direito a participar do programa Minha Casa Minha Vida. Em caso positivo, mostra qual o tipo de benefício a que você tem direito.

E então, o que achou das nossas dicas sobre o simulador da Caixa? Ficou interessado em saber mais sobre como ele funciona? Gostaria de ficar por dentro de muito mais informações sobre o mercado imobiliário, seja sobre compra ou aluguel de imóveis? Não perca tempo e curta a nossa página no Facebook para saber tudo o que você precisa para conquistar a sua casa nova!

Jeferson Gralha
Jeferson Gralha
Jeferson Gralha é especialista em transações e administração de negócios imobiliários e trabalha pela excelência contínua da prestação de serviços e melhorias do setor.
Recommended Posts
  • Lucas Flores

    Muito legal!
    Não sabia que era tão fácil assim.

COMECE A DIGITAR E APERTE ENTER PARA BUSCAR