“A primeira impressão é a que fica”, essa frase tão famosa faz todo sentido para quem visita imóveis na intenção de comprar. Se o comprador se deparar com qualquer situação desagradável quando for avaliar um imóvel em que está interessado, com certeza será muito difícil revertê-la.

Se for algo mais grave, com certeza o local sairá da lista do possível comprador, mas caso seja algo mais simples, ainda assim vai surtir algum efeito, como a desvalorização do valor que está sendo pedido para a venda.

Nós, da Gralha Imóveis, possuímos grande experiência na compra e venda de imóveis e conhecemos a fundo as principais observações feitas por compradores na hora de escolher e fazer uma oferta por um imóvel. Neste artigo vamos compartilhar algumas delas.

 

Primeira impressão: fachada do local

Em casos de apartamentos, sabemos que a manutenção das áreas externas são de responsabilidade do condomínio, portanto vale a pena estar atento às condições do local. Verifique as áreas comuns e notifique caso esteja faltando manutenção. Para as casas é especialmente importante que a fachada e todos os acessos estejam em condições adequadas de limpeza e cuidados com pintura. Uma recepção acolhedora faz toda a diferença.

 

Prefira os tons neutros para a pintura das paredes

Antes de fazer o anúncio do seu imóvel, verifique como estão as cores da decoração. A opção por cores neutras facilita a venda pois o comprador consegue se imaginar no local. Muitas cores e elementos podem dificultar que outras pessoas se imaginem morando no imóvel, pois não oferecem flexibilidade para adaptações. Prefira tons de cinza, bege, branco e outros tons pastéis que ofereçam possibilidades de composições, além trazerem a sensação de amplitude para os ambientes.

 

Recepção aconchegante

Receba bem seus possíveis compradores. Se o clima estiver quente, ligue o ar condicionado ou ventiladores antes da visita, mantenha a temperatura do local agradável. Odores desagradáveis e má iluminação também são itens que podem causar uma impressão ruim. Abra as cortinas, mantenha as tampas dos vasos sanitários abaixadas, e sempre faça uma avaliação na limpeza do local. Se as pessoas forem recebidas com atenção as chances de um negócio dar certo aumentam muito.

 

Documentação em dia antes da venda?

Sim. Por mais que algumas pendências possam ser resolvidas durante o processo de venda do imóvel, é uma grande vantagem que tudo esteja em dia logo que o imóvel é colocado à venda. Se houver alguma dívida como IPTU, condomínio ou judiciais pode passar ao interessado a sensação de que o processo possa ser complicado ou demorar mais do que ele gostaria.

 

Pequenos reparos podem fazer grande diferença

Verifique tomadas, torneiras, fechaduras, janelas e outros itens que, podem parecer sem grande importância num primeiro momento, mas com certeza a pessoa que se interessar pelo seu imóvel vai avaliar todos os detalhes para lhe pedir um bom desconto na negociação. Muitas vezes por deixar de fazer pequenos investimentos em manutenção você pode ter grande redução na oferta de compra do imóvel.

 

Clique aqui e alugue seu imóvel com quem é especialista no assunto