Se você quer alugar um imóvel, precisa ter atenção a alguns pontos bem importantes. Seja para quem está saindo da casa dos pais, para quem opta por essa condição ou para quem ainda não conseguiu realizar o sonho de ter casa própria, alugar um imóvel requer alguns cuidados.

O que considerar antes de alugar um imóvel?

Você já pesquisou a região onde pretende morar? Já definiu um valor mensal para essa finalidade? Já sabe o tamanho do imóvel que precisa?

Avalie bem sua rotina e suas necessidades, você pode seguir alguns passos, que vão orientar melhor suas buscas pelo imóvel ideal.

Valor: com um valor mensal já pré-definido para o aluguel, você terá o primeiro filtro para sua busca. De acordo com o valor você vai poder definir algumas regiões onde pode pesquisar por imóveis.

Tamanho do imóvel: saber de quantos quartos precisa, se há necessidade de ter um espaço externo no local e se vai dividir o imóvel com alguém são mais alguns parâmetros que vão te ajudar para uma pesquisa mais efetiva.

Deslocamento: analisar bem seus trajetos diários é muito importante para que você garanta uma melhor qualidade de vida. Caso tenha um veículo, você deve avaliar as condições de trânsito que vai enfrentar diariamente para realizar suas atividades. Caso dependa de outros meios de trasporte, é preciso pesquisar as opções que são oferecidas na região. Algumas pessoas optam por um imóvel em uma região com preço menor, porém mais afastado dos locais onde precisa estar com frequência. Mas acabam tendo um gasto tão grande com transporte, que a escolha não vale a pena.

Casal assinando documentos para alugar um imóvel

Direitos e deveres

No Brasil existe a Lei do Inquilinato: Lei 8,245/91, que rege os direitos e deveres tanto de quem aluga, o locatário, quanto do dono do imóvel, o locador.

Entre as obrigações do locador está a entrega do imóvel em boas condições de uso. Isso quer dizer que, o imóvel precisa estar em situação habitável, ou seja, com peças sanitárias, sem vazamentos, infiltrações ou mofo, pois esse é um fungo que pode trazer grandes danos à saúde.

Cabe também ao locador assumir reparos necessários, antes que o imóvel seja ocupado.

Quem aluga o imóvel também tem regras a cumprir, sob o risco de sofrer uma ação de despejo. A mais importante das regras é o pagamento do aluguel em dia.

Também é sua obrigação manter o imóvel em boas condições, prezando pela sua manutenção. Além disso o locatário deve respeitar a situação de uso do imóvel, não podendo utilizá-lo para fins comerciais.

As contas de serviços prestados ao imóvel, como água, luz, gás, etc, também precisam estar em dia. Mas a responsabilidade pelo pagamento pode variar de acordo com o contrato estabelecido entre as partes.

Apartamento para alugar no bairro Estreito
Cobertura para alugar, no bairro Estreito, clique para saber mais.

Documentos necessários para alugar um imóvel

Basicamente os documentos solicitados são dos de identificação, comprovante de residência e comprovante de renda que declare um rendimento de pelo menos três vezes o valor do aluguel, em alguns casos essa renda pode ser composta por mais de uma pessoa.

Além dos documentos existe a necessidade de uma garantia por parte do locador. Essa garantia pode ser por meio de Fiador, Seguro Fiança, Carta Fiança, Título de capitalização, Cessão Fiduciária, Caução Hipotecária ou, no caso da Gralha Imóveis, pelo CredPago. Já falamos sobre essas opções aqui no blog, basta clicar no texto para conferir.

Avaliar algumas opções, ter garantia de uma vistoria no imóvel, para evitar problemas futuros e considerar os pontos que tratamos aqui com certeza vão te ajudar a realizar uma busca mais assertiva.

Mesmo assim, com todas essas precauções, é muito importante contar com profissionais que entendem desse mercado. Isso vai reduzir riscos e proporcionar uma moradia muito mais tranquila. Conte conosco.

Gralha Imóveis, bons negócios falam por nós.

Apartamento para alugar no bairro Itacorubi
Apartamento para alugar, no bairro Itacorubi, clique para saber mais.
Referências: https://bernardocesarcoura.jusbrasil.com.br/noticias/203050580/guia-dos-cuidados-na-hora-de-alugar-um-imovel